Dados do governo federal apontam que no primeiro semestre foram liberados R$55,2 milhões em Seguro-Desemprego em Uberaba. No município, de janeiro a junho, ocorreram 25.416 desligamentos no município.
Apesar dos mais de 25,4 mil desligamentos no primeiro semestre, o saldo de empregos em Uberaba é positivo, com a geração de 2,84 mil novas vagas de trabalho. Atualmente, são 95.467 trabalhadores no município que estão no mercado de trabalho formal.
O Seguro-Desemprego é um benefício integrante da seguridade social, garantido pelo artigo 7º dos Direitos Sociais da Constituição Federal, e tem por finalidade prover assistência financeira temporária ao trabalhador dispensado involuntariamente. O Portal Emprega Brasil está sendo construído para facilitar o acesso do trabalhador a esse benefício.
Atualmente, para encaminhar o Seguro-Desemprego, o trabalhador precisa agendar o comparecimento em um posto de atendimento do Sine, preencher um formulário e entregar a documentação. O atendimento leva, aproximadamente, 15 minutos. Apenas depois de comparecer no Sine, começa a contar o prazo de 30 dias para recebimento do benefício.
Com a mudança, que irá ocorrer a partir de 21 de novembro, assim que receber a documentação para encaminhar o Seguro-Desemprego, o trabalhador poderá fazer o pedido imediatamente pela internet, por onde ele já irá preencher o formulário, que hoje é respondido no Sine. O prazo de 30 dias para receber o benefício começará a contar a partir deste momento.
O trabalhador ainda precisará comparecer em uma agência do Sine pessoalmente (procedimento necessário para evitar fraudes). Mas o atendimento deve ser mais rápido, uma vez que a parte mais demorada dos atendimentos presenciais é o preenchimento cadastral, que já terá sido feito pelo computador.