Que o mundo está esquentando não é novidade para ninguém. E a reta final do verão não será sem onda de calor, que deve chegar a Minas Gerais, sobretudo ao Triângulo Mineiro, na próxima semana. Segundo informações do Climatempo, Uberaba e região devem enfrentar calor intenso pelo menos até o dia 15 de março.
Ao Jornal da Manhã, a climatologista Wanda Prata já adianta que este será um ano bastante quente não só em Uberaba como no país todo. "Uma onda de calor é o estabelecimento de uma baixa pressão em um lugar. Ela paralisa ali e quanto mais o ar desce, mais ele esquenta. Lembrando que o ar, ao descer, ele esquenta 1° a cada 100 metros. Ele vai ressecando e aquecendo. Então não é difícil que aquela baixa pressão que está ali deslocar para cá", explica ela, se referindo à onda de calor presente entre o Paraná e o Mato Grosso do Sul.
Wanda Prata pontua, ainda, que as temperaturas registradas em Uberaba estão acima da média já há algum tempo. Até o ano passado, os meses de janeiro e fevereiro registravam temperaturas máximas de 30ºC ou 31ºC. "Nunca antes de 2023 passamos dos 39ºC em Uberaba. Só um dia deu isso. Uberaba está mais quente esse ano, por conta de que Pacífico e Atlântico estão mais quentes que em outros anos", acrescenta.
Mas e as chuvas?
Wanda Prata lembra que o ano climatológico é diferente do ano civil e sempre começa em setembro, no registro de uma chuva superior a 10mm. O que estamos vivendo atualmente se iniciou no dia 29 de setembro de 2023, quando caiu uma chuva mais intensa.
Desde então, as chuvas não têm sido o que se era esperado, superando a expectativa de precipitação apenas em dois meses (outubro e janeiro).
Veja o comparativo entre a expectativa e o que de fato caiu de chuva em Uberaba desde o início do ano climatológico: