Marinalva Vieira Barbosa (Foto/Elioenai Amuy/UFTM)
Nesta segunda-feira (19), a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) recebe oficialmente a professora Marinalva Vieira Barbosa como sua nova reitora. Em entrevista ao Jornal da Manhã, ela compartilhou as expectativas e os desafios para a sua gestão, e declarou que busca reduzir a evasão estudantil, firmar novas parcerias acadêmicas e ampliar o diálogo com a comunidade.
Marinalva Barbosa informou que o primeiro passo é abrir as portas da UFTM para a população, além da acadêmica, com o desenvolvimento de atividades construtivas e integrantes. Além disso, a busca por parcerias e convênios será uma prioridade durante o mandato da nova reitora.
“Vamos trabalhar a questão do diálogo com a comunidade a partir da busca de convênios, parcerias e articulação política, pois a gente precisa trabalhar no protagonismo da universidade. A UFTM é uma instituição importante tanto no âmbito de Uberaba, quanto da região do Triângulo Mineiro, quanto no Brasil”, enfatiza.
Um dos principais desafios mencionados por Marinalva é a questão da evasão estudantil, que afeta diversos cursos na UFTM. “Os jovens que chegam na UFTM demandam da universidade apoios, inclusões, que vão desde culturais até pedagógicos. Esse é o movimento que nós precisamos e queremos fazer para na nossa gestão logo de início”, destacou a professora.
No ano passado, 957 estudantes abandonaram a UFTM antes de se formarem, e o curso com o maior número de desistências foi Serviço Social, com 64 alunos desistentes. Em seguida, vem o curso de História, com 56 desistências. Ciências Biológicas e Geografia tiveram cada um 53 alunos que abandonaram. Entre as Engenharias, o curso de Engenharia Ambiental foi o que teve a maior taxa de evasão, com 52 desistentes, seguido pela Engenharia Civil, com 49. O curso de Medicina, oferecido pela UFTM, permanece com o menor número de casos de evasão, registrando apenas 10 casos no ano passado. Com exceção de Biomedicina, que teve 18 desistentes, todos os outros cursos de saúde tiveram mais de 23 estudantes que abandonaram. O Curso de Psicologia ficou com 23 casos de evasão.
Mas a evasão não é novidade na UFTM, que lida com a desistência de alunos semestralmente. Em 2017, por exemplo, cursos como os de Matemática, Letras (Português e Espanhol), Química, Geografia e História ficaram com índices de evasão entre 20% e 40%. Isso se repete desde 2010, ano em que ocorreram os menores índices de evasão, aumentados a partir de então.
Leia também: Por que as universidades federais estão perdendo alunos? Evasão atinge UFTM e IFTM em Uberaba
Gabinete da Reitoria:
Vice-Reitora – Profª. Drª. Meire Soares Ataíde
Assessor Especial da Reitoria – Prof. Dr. Wagner da Silva Teixeira
Chefe de Gabinete – Thassiana Bessa Ferreira
Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis
Pró-reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis – Prof. Dr. Carlos Francisco de Morais
Pró-reitora de Assuntos Comunitários e Estudantis Substituta – Profª. Drª. Lucieny Almohalha
Pró-reitoria de Administração
Pró-reitor de Administração – Prof. Dr. Lauro Osírio
Pró-reitor de Administração Substituto – Deivson de Oliveira Cruz
Pró-reitoria de Ensino
Pró-reitoria de Ensino – Profª. Drª. Patrícia Maria Vieira
Pró-reitoria de Ensino Substituta – Profª. Drª. Cláudia Regina Bovo
Pró-reitoria de Extensão Universitária
Pró-reitor de Extensão Universitária – Prof. Dr. Helder Barbosa Paolini
Pró-reitora de Extensão Universitária – Profª. Drª. Aline Dessupoio Chaves
Pró-reitoria de Planejamento
Pró-reitor de Planejamento – Prof. Dr. Luiz Fernando Rodrigues
Pró-reitor de Planejamento Substituto – Prof. Dr. Esdras Viggiano de Souza
Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação
Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação – Prof. Dr. Julio Cesar de Souza Inácio Gonçalves
Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação Substituta – Profª. Drª. Juliana Bertucci Barbosa
Pró-reitoria de Recursos Humanos
Pró-reitora de Recursos Humanos - Stela Mariano de Morais
Pró-reitor de Recursos Humanos Substituto – Ricardo Almeida
Hospital de Clínicas
A reitora Marinalva Barbosa irá indicar para nomeação para Superintendência do Hospital de Clínicas da UFTM a Profª Drª Luciana de Almeida Silva Teixeira.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou, no dia 2 de junho, a professora Marinalva Vieira Barbosa como reitora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) para os anos de 2023 a 2027. Com assinatura no Diário Oficial da União, a nova direção assume a partir do dia 19 de junho.
Marinalva Vieira liderou a chapa "Integração - Novos Tempos na UFTM", que venceu a consulta pública realizada entre a comunidade acadêmica da UFTM, em março, 33,35% dos votos válidos. Depois, foi eleita uma lista tríplice com candidatos à nomeação para a reitoria da universidade.
A menos de uma semana para a posse da nova reitora, a instituição recebeu cópia de ofício do presidente do Senado, senador Rodrigo Pacheco (PSD), no qual informa que foram destinados para a UFTM o valor de R$2.211.529,49 via Emenda de Bancada de Minas Gerais.