Unidades construídas pelo programa “Minha Casa, Minha Vida” serão contempladas com instalação de aquecedores solares
Unidades construídas pelo programa “Minha Casa, Minha Vida” serão contempladas com instalação de aquecedores solares. O assunto foi levantado durante votação dos projetos referentes aos loteamentos onde as casas estão sendo construídas e confirmado ontem pelo representante da Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande (Cohagra).
O questionamento foi feito por diversos vereadores, entre eles João Gilberto Ripposati (PSDB), que foi um dos primeiros a analisar os projetos e levantar a questão, já que preside a Comissão do Meio Ambiente na Câmara. Por este motivo, o diretor jurídico da Cohagra, Ronaldo da Cunha Freitas, voltou ontem ao plenário da Câmara para informar aos vereadores que acordo feito com as empresas vai possibilitar a instalação de aquecedor como item na construção das casas, firmado na Ficha de Resumo do Empreendimento.
Segundo ele, é obrigação das empreiteiras instalarem os equipamentos nas 1.300 casas já contratadas para o programa. “Estas estão dentro da proposta do valor de R$ 37 mil por unidade e engloba todo empreendimento”, explicou. Ele adiantou ainda que já existe lei do governo federal destinando R$ 1,8 mil para instalação dos aquecedores em cada uma das unidades, não só do programa, como também os empreendimentos já realizados.
Uberaba tem seis mil novas inscrições e outras mil antigas, mas o número de contemplados vai depender do número de casas contratadas. “Estamos na expectativa de conseguir mais verba para Uberaba, caso outros municípios encontrem dificuldades em contratar empreendimentos junto à Caixa Econômica Federal”, salientou Ronaldo.
Além das 1.300 unidades já em fase de construção, a Cohagra espera que seja liberado nos próximos dias a assinatura de outras 1.600 unidades. A companhia vai usar da metodologia das primeiras inscrições para definir os contemplados. Segundo o diretor jurídico, tem todo um trabalho social. Análise criteriosa dos nomes inscritos será feito para distribuição destas casas.