Durante o evento, ele destacou os novos projetos para o avanço da raça no país e no mercado mundial
Domício Arruda Silva tomou posse na quinta-feira e é o primeiro criador nordestino a assumir a direção da entidade (Foto/Divulgação)
Primeiro criador nordestino a presidir a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Domício Arruda Silva tomou posse em solenidade realizada em Uberaba, na sede da entidade, na quinta-feira (2). Durante o evento, ele destacou os novos projetos para o avanço da raça no país e no mercado mundial.
De acordo com o presidente, fomentar, desenvolver e consolidar o girolando no país, visando dar sustentabilidade à pecuária leiteira, será a missão da nova diretoria.
“Vamos trabalhar para ampliar o banco de dados genômicos, o que nos permitirá gerar avaliações e índices para um número cada vez maior de características. É importante destacar que esses investimentos trarão bons resultados e ganhos genéticos não só para os selecionadores da raça, mas também darão importante contribuição para toda a pecuária leiteira nacional já que o girolando responde por 80% do leite produzido no Brasil. Vamos nos empenhar para que todos os produtores, sobretudo os pequenos, tenham acesso a essa genética”, destacou o presidente.
Dados da Embrapa Gado de Leite mostram que os investimentos feitos em melhoramento genético estão colocando a raça na liderança da produção sustentável de leite. Nos últimos 18 anos, houve um aumento de 60% na produção das vacas girolando, enquanto as emissões de metano reduziram 40%.
Perfil. Natural de Palmeira dos Índios, em Alagoas, o novo presidente da Girolando é engenheiro agrônomo e selecionador da raça desde 1986, na Fazenda Cachoeirinha, localizada em Major Isidoro, em Alagoas. Também ocupa os cargos de presidente da Associação dos Criadores de Alagoas e de vice-presidente da Federação de Agricultura do Estado de Alagoas. Ele foi eleito em dezembro de 2022 e permanecerá no cargo até 2025.
Uma das principais entidades da pecuária leiteira do Brasil, a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando é delegada do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para a execução do Serviço de Registro Genealógico e do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando. A raça é responsável por 80% do leite produzido no Brasil.
Fundada em 20 de dezembro de 1978, em Uberaba, ainda realiza eventos, cursos e exposições, sendo a principal delas a Megaleite. A entidade atende criadores em todo o país.