Será aplicada neste domingo (3) a prova para os novos inscritos no processo de escolha para o Conselho Tutelar de Uberaba. Com duração de quatro horas, a avaliação terá início às 8h, na Fundação de Ensino Técnico Intensivo (Feti), na rua Major Eustáquio, 790, São Benedito. A lista dos 58 habilitados a realizar o exame está disponível no Porta-Voz de sexta-feira (1º). Do total de 63 inscrições, cinco foram indeferidas.
A prova é aplicada após reabertura do edital do processo de escolha, conduzido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Uberaba (Comdicau). A medida visa ampliar o número de candidatos na eleição, marcada para outubro deste ano. Ao final, serão eleitos 15 conselheiros para o mandato 2024/2027, ficando os demais como suplentes.
No processo anterior, deflagrado em abril, 15 candidatos foram aprovados na avaliação escrita e teste psicológico e se habilitaram para a eleição. O resultado está mantido e os habilitados não precisam passar por essas etapas novamente.
Os candidatos que farão a prova neste domingo devem comparecer ao local do exame com antecedência mínima de 30 minutos, munidos de lápis, borracha e caneta esferográfica de tinta azul ou preta. É preciso levar o protocolo de inscrição e o documento oficial de identidade.
A prova terá 40 questões de múltipla escolha de um ponto cada e duas questões dissertativas de 10 pontos cada, totalizando 60 pontos. Serão aprovados aqueles que atingirem, no mínimo, 65% da pontuação atribuída. O exame versará sobre legislação dos direitos da criança e do adolescente.
De caráter eliminatório, a prova é a segunda fase do processo para escolha dos próximos conselheiros tutelares de Uberaba. A seleção é dividida em quatro etapas: inscrição, prova de aferição de conhecimento, avaliação psicológica e eleição dos habilitados por meio de voto direto.
A avaliação psicológica para os novos candidatos ocorrerá nos dias 14 e 15 de setembro. O objetivo é verificar o perfil psicológico adequado ao exercício da função de conselheiro tutelar. Por fim, a eleição de todos os habilitados na prova escrita e teste psicológico está marcada para 1º de outubro. Os conselheiros tomarão posse em janeiro de 2024.