CIDADE

Novos conselheiros tutelares passarão por capacitação

Publicado em 02/12/2023 às 10:20
Compartilhar

(Foto: Arquivo JM)

Os 40 conselheiros tutelares de Uberaba diplomados para o mandato de 2024 a 2027, entre titulares e suplentes, passarão por curso de capacitação ofertado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Uberaba (Comdicau). A formação será dividida em seis aulas, agendadas para a semana de 4 a 8 de dezembro e para o dia 11, às 18h, na Casa dos Conselhos.

A partir de 2024, Uberaba terá mais um Conselho Tutelar, totalizando três unidades com cinco membros titulares cada. Os 15 conselheiros mais votados nas urnas no último 1º de outubro tomarão posse em 10 de janeiro do próximo ano, ficando todos os demais como suplentes.

A aula inaugural do curso para titulares e suplentes está marcada para a próxima segunda-feira (4). Na oportunidade, o juiz titular da Vara da Infância e Juventude de Uberaba, Marcelo Geraldo Lemos, abordará a relação entre o Conselho Tutelar e o Judiciário na defesa dos direitos da criança e do adolescente.

"Escolhemos agentes de diferentes áreas que compõem essa rede de proteção, como do Judiciário, Ministério Público, Saúde e da Assistência Social, para que possam compartilhar ensinamentos e experiências com os novos conselheiros de Uberaba. O dia a dia no Conselho Tutelar é desafiante e requer pessoas capacitadas para garantir a efetividade dos direitos da criança e do adolescente", pontuou o presidente do Comdicau, Luiz Gustavo Raposo Silva.

Na terça-feira (5), a psicóloga e ex-gerente do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infantojuvenil, Sandra Pimenta, tratará de assuntos relacionados à saúde mental do público infantojuvenil, enquanto o conselheiro tutelar em exercício José do Carmo explanará a atuação do órgão no cotidiano, na quarta-feira (6). O papel do assistente social no Conselho Tutelar será o tema da aula de quinta-feira (7), com a ex-conselheira tutelar, assistente social e atual secretária de Desenvolvimento Social de Uberaba, Erika Martins.

Já na sexta-feira (8), dessa vez às 16h, o cientista social e professor do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) Ailton de Souza Aragão discorrerá acerca das políticas públicas de atendimento ao público infantojuvenil. Para encerrar a programação, o promotor de Justiça e titular da Coordenadoria Regional das Promotorias de Infância e Juventude do Triângulo Mineiro, André Tuma, tratará de aspectos práticos das atribuições do Conselho Tutelar.

Ao todo, 6.280 eleitores votaram em 1º de outubro para escolher os novos conselheiros tutelares de Uberaba. Em 2024, o Conselho Tutelar 1 será composto por Erika Ribeiro, Cassia Silva, Erika Borges, Leticia Nogueira e Elci Nunes. O Conselho Tutelar 2 terá Ana Julia Ripposati, Zezinha Basílio, Naiara Borges, José Marcos e Vanessa Stefany. Já Melissa Cunha, Rosana Nicolino, Pretta Moreno, Luís Cláudio e Paula Pires formarão o Conselho Tutelar 3.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por