Missão que visitou oito ambientes de inovação e parques tecnológicos nas cidades de Coimbra, Cantanhede, Aveiro, Covilhã, Fundão, Leiria e Abrantes (Foto/Divulgação)
Servidores do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) participaram de missão que visitou oito ambientes de inovação e parques tecnológicos nas cidades de Coimbra, Cantanhede, Aveiro, Covilhã, Fundão, Leiria e Abrantes, todas na região central de Portugal.
O evento é promovido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), a delegação brasileira no país contou com a participação de representantes de várias instituições nacionais ligadas à temática da inovação.
Do IFTM, estiveram presentes Kety Rosa de Barros Caparelli, coordenadora do NIT, e Wanessa de Sousa Gobbo Vieira, técnica em Assuntos Educacionais e ligada também ao Núcleo. A participação do Instituto foi viabilizada por meio de projeto aprovado em edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) de 2023.
Kety Caparelli explica sobre a importância do IFTM participar desse tipo de oportunidade, que amplia horizontes e traz novas ideias e perspectivas para o desenvolvimento e aprimoramento da inovação na instituição.
“A missão esteve em consonância com o objetivo do NIT/IFTM de proporcionar capacitação dos atores institucionais da gestão da inovação tecnológica, propriedade intelectual e transferência de tecnologia, além de participar juntamente com o setor empresarial e parques tecnológicos de projetos conjuntos de capacitação tecnológica e resoluções de demandas de inovação em nível nacional e internacional”, ressaltou.