O Núcleo dos Sindicatos dos Produtores Rurais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba reuniu os presidentes das entidades em Monte Alegre de Minas. Este foi o primeiro encontro após a eleição da nova diretoria, empossada em agosto deste ano.
O novo presidente do Núcleo, Osny Zago, de Sacramento, explicou que a pauta contou com vários temas de interesse do setor, entre eles, a criação de uma base de prevenção a incêndios do Corpo de Bombeiros, com aeronaves para atender a região.
“Hoje, a base mais próxima é em Belo Horizonte, o que dificulta o combate a incêndios aqui. Vamos avaliar quatro aeroportos que possam abrigar esta base para as aeronaves”, explicou.
Ainda sobre a questão dos incêndios, que causaram grandes prejuízos para o setor agropecuário neste ano, o Núcleo quer fazer um estudo de proposição de projeto de lei para uso das Áreas de Preservação Permanente (APPs) e Reserva Legal no final do ciclo das chuvas. “Com os animais se alimentando e pisoteando essas áreas, podemos evitar a destruição da mata ciliar. Neste ano tivemos grandes incêndios em virtude das APPs estarem fechadas e com muita matéria orgânica e massa seca para queimar. Um prejuízo para o setor e para o meio ambiente”, ressaltou Zago.
Outros assuntos da pauta envolveram a cobrança de royalties de patentes vencidas, a criação de comissão para a revisão do estatuto do Núcleo e a definição da agenda de reuniões para 2025. Durante o encontro, os presidentes receberam representantes de instituições convidadas, entre elas a Emater, Sebrae, Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu) e Uniube/Universidade do Agro.