Uberaba tem 4.932 casos suspeitos e uma morte em investigação (Foto/Reprodução)
O novo Boletim Epidemiológico da dengue, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), aponta que Uberaba tem 4.932 casos suspeitos e uma morte em investigação. O novo levantamento aponta um crescimento de pouco mais de 7%, em relação ao anterior, que trazia 4.627.
O número de casos suspeitos de febre chikungunya também subiu de 11 para 12 e os de zika vírus, de dois para três. Minas Gerais registrou 178.463 casos prováveis (casos notificados exceto os descartados) de dengue. Desse total, 69.454 casos foram confirmados para a doença. Há 27 óbitos confirmados por dengue em Minas Gerais e 88 óbitos em investigação.
Em relação à febre chikungunya, foram registrados 43.276 casos prováveis da doença, dos quais 14.945 foram confirmados. Até o momento, foram confirmados oito óbitos por chikungunya em Minas Gerais e 15 estão em investigação.
Quanto ao vírus Zika, até o momento foram registrados 200 casos prováveis. Há 14 confirmados para a doença e não há óbitos por zika em Minas Gerais, até o momento.
Levantamento da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) aponta que de janeiro até o início de março deste ano, o índice de positividade nos testes de dengue era de 26%. No fim do mês de março, subiu para 34%.
De acordo com o site G1, os registros do Ministério da Saúde já somam quase 643 mil casos prováveis de dengue entre janeiro e o começo de abril deste ano. Isso representa um aumento de 29% em relação ao mesmo período do ano passado.
O termo “provável” é usado porque nem todo mundo que apresenta os sintomas foi testado em laboratório para a confirmação.
Caso uma pessoa esteja com febre por sete dias e apresente outros dois sintomas da doença, como dor de cabeça, no corpo ou manchas vermelhas, o médico deve notificar o sistema de saúde.