Expectativa dos lojistas de Uberaba para o final de 2010 é de aumento no volume de compras
Expectativa dos lojistas de Uberaba para o final de 2010 é de aumento no volume de compras. Mas se de um lado o setor empresarial está otimista com as vendas natalinas, do outro, os consumidores ficam em estado de alerta para evitar possíveis prejuízos.
Conforme explica o coordenador do Procon, Sebastião Severino Rosa, o período faz com que o montante de reclamações que chegam ao órgão de proteção ao consumidor alcance índice preocupante.
A orientação do advogado é para que as pessoas prestem atenção no ato da compra, observando as qualidades do produto e demandando a nota fiscal ou comprovante de quitação.
Segundo Sebastião, alguns segmentos são considerados mais problemáticos, por isso, têm exigido uma fiscalização mais intensa. “Todo prestador de serviço está sujeito à inspeção do Procon, mas nos últimos meses temos verificado situações que envolvem supermercados, tanto em relação a produtos com data de validade vencida e como em formas de ludibriar o consumidor com propaganda enganosa”, destacou.
Os setores de construção civil e confecções também são apontados na lista de reclamações. Quesitos como preço e informação estão no topo do ranking de solicitações, caracterizando desrespeito às leis de relação de consumo.