OLHE PARA O CÉU

O céu de Uberaba em julho terá fenômenos imperdíveis para observar

Juliana Corrêa
Publicado em 30/06/2025 às 19:40
Compartilhar

Os amantes da astronomia terão boas surpresas neste mês de julho! Neste novo mês, haverá conjunções entre a Lua e planetas, além de chuvas de meteoros.

Para quem gosta de observar os planetas, julho será um excelente mês! As noites mais longas, combinadas com um índice bastante reduzido de chuvas, proporcionam condições excelentes para a observação!

No dia 4 de julho, o planeta Mercúrio, que, por estar mais próximo do Sol, é visto com dificuldades por um observador da Terra, terá seu ponto mais alto no céu, podendo ser visto até por volta das 19h15. Para observar, é preciso olhar na direção oeste logo após o pôr do sol. Um pouco acima dele estará o planeta Marte.

Conjunção é quando dois ou mais astros aparecem muito próximos no céu. E, em julho, haverá duas visíveis a olho nu para o observador de Uberaba. A primeira delas é no dia 23, com a Lua e Júpiter bem próximos. Contudo, a conjunção será logo antes do nascer do Sol, tendo início por volta das 6h, o que pode comprometer a observação do espectador uberabense. Outra conjunção acontece dia 28, com a Lua bem próxima de Marte. Para observar, é preciso olhar na direção oeste, antes das 21h. Neste dia, o planeta será ocultado pelo satélite; contudo, este fenômeno não será visível em Uberaba.

No finalzinho do mês, na noite entre os dias 30 e 31, haverá o ápice da chuva de meteoros Delta Aquáridas. Vistas principalmente no hemisfério sul, esta chuva apresenta uma média de 25 meteoros por hora, e o melhor horário para observação é às 2h. Para observar, é preciso olhar em direção à constelação de Aquário, visível praticamente toda a noite, em diferentes pontos do céu.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por