(Foto/Divulgação PMU)
Uberaba passa por um processo de recapeamento de ruas e avenidas realizado pelo programa Asfalto Novo. Quase 450 vias receberam uma nova camada de massa asfáltica. No entanto, segundo o secretário de Serviços Urbanos e Obras, Antônio de Sousa Filho, o ideal seria que todas as ruas fossem fresadas.
Ao JM News 1ª Edição, o secretário explicou que a massa asfáltica tem tempo de vida útil, que é deteriorado quando a base está comprometida. “Quando você tem uma base comprometida, o ideal seria fresar todas as ruas, porque essa massa ela tem tempo de vida útil. O concreto betuminoso vai perdendo um pouquinho da viscosidade, da elasticidade e ele se torna quebradiço. Tem lugar que você passa e parece a pele de jacaré, aquilo é uma patologia. E as fissuras é onde a água percorre, comprometendo a base, isso é o principal problema”, explica o secretário.
Pensando nisso, a pasta incluiu a fresagem no contrato do recapeamento. Porém, devido ao elevado custo, não é possível que todas as vias sejam incluídas no processo. “Nós colocamos esse item no processo exatamente para termos essa opção. O ideal é fresar tudo, tirar aquele material e colocar um novo. Mas o custo disso, quando você trata com o dinheiro público, que você não consegue fazer tudo que há necessidade, você vem com uma política”, afirma Antônio.
A Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb), iniciou o recapeamento da avenida Nenê Sabino, no trecho entre o Aeroporto de Uberaba Mário de Almeida Franco e a Av. Santa Beatriz da Silva. Segundo o superintendente de Serviços Urbanos, Túlio Bento Vieira, visando realizar o recapeamento no menor prazo possível, serão deslocadas duas equipes para trabalho simultâneo, como foi feito na Avenida Edilson Lamartine Mendes.
Até o momento, já foram recapeados 196 km de trechos de ruas, avenidas e rotatórias, em 37 bairros.