Recuperação na estrada de Kubera (Foto/Divulgação)
Os serviços de pavimentação da estrada de Kubera, entre a BR-262, no Chuá, até a Fazenda Santa Gertrudes, seguem acelerados. A obra, a cargo da empreiteira Terrasa, contratada pela Prefeitura de Uberaba, atingiu 100 dias neste começo de outubro.
De acordo com os engenheiros da Terrasa, no primeiro trecho, que vai da BR-262 até a ponte do rio Uberaba, já foram executados todos os serviços de topografia. “Em um terço do percurso já fizemos leito e subleito e no restante, estamos realizando obras de terraplanagem, aterro, cascalhamento e compactação,” relatam.
A expectativa da empreiteira é que este trecho inicial, de aproximadamente 8 quilômetros, fique em condições de imprimação do asfalto, até o final deste ano.
Após a ponte, ainda restam três quilômetros que também fazem parte da licitação. Os outros dois quilômetros (já asfaltados), totalizando 13 kms da estrada de Kubera, um de cada lado do rio Uberaba, serão recapeados.
A obra conta ainda com construção de sarjetas (sistema de drenagem) e completa sinalização.
O secretário Agnaldo Silva, do Agronegócio, lembra que o cronograma da obra prevê 12 meses para o asfaltamento da rodovia municipal, ou seja, até meados de junho de 2024. Os recursos, de mais de R$10 milhões, foram liberados por meio de emenda parlamentar do deputado federal Zé Vitor, de Araguari – MG.