PROJETO

Obra na Arthur Machado começa somente após liberação de empréstimo

A secretária de Planejamento diz que os planos e os projetos para a obra já estão organizados para ser realizada em oito meses a partir do início

Rafaella Massa
Publicado em 01/08/2024 às 16:27Atualizado em 01/08/2024 às 19:36
Compartilhar
Projeto de revitalização do centro (Foto/Divulgação)

Projeto de revitalização do centro (Foto/Divulgação)

Obras de revitalização da rua Arthur Machado somente terão início a partir da liberação do empréstimo internacional junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina, segundo a secretária de Planejamento, Isabella Nascimento. A Secretaria do Tesouro Nacional deu parecer favorável à operação de crédito de US$72 milhões (de dólares), que ainda passará pela Procuradoria-Geral da Fazenda, Casa Civil e votação pelo Senado. Além da revitalização da Arthur Machado, os recursos serão usados para implantar a captação de água no rio Grande e em outros projetos estruturais.

Segundo a secretária municipal de Planejamento, Isabella Nascimento, os planos e projetos já estão organizados e aguardam a chegada dos recursos. O projeto abrange desde a “Concha Acústica” até as lojas Pernambucanas. À Rádio JM, Isabella informou que todo o trecho será dotado de Wi-Fi e que o projeto busca promover maior acessibilidade, com a ampliação de calçadas, e, também, deve propor fachadas ativas das lojas. Além disso, está em elaboração projeto que prevê a oferta de incentivos para ocupação por parte de empreendedores na região do Centro.

“Possibilidade de incentivos para que aquilo se torne uma área mais gastronômica, de serviços, mais cultural, aproveitando toda a estrutura, a vida noturna e todos os eventos na “Concha Acústica”. Acreditamos que os serviços ali, aproveitando esse momento também do Geoparque, atrairão grandes visitas turísticas e aquecerão a economia local”, afirma.

De acordo com Isabella, o projeto está na fase dos projetos executivos de ETP (Estudo Técnico Preliminar) e TR (Termo de Referência). Ela conta que assim que o documento do empréstimo for assinado pela prefeita Elisa Araújo (PSD), a licitação poderá ser iniciada. “E a obra tem uma duração, que já fizemos o cronograma, de oito meses”, explica.

Além disso, a revitalização deve ser vinculada ao projeto Cidade Presente, com o objetivo de repovoar a área central da cidade. Também devem ser instalados totens e placas com informações sobre a história da região. “Essa ideia de repovoar o Centro a partir de vários edifícios que estão subutilizados. Temos abertura para buscar os recursos para o ‘Retrofit’. Já identificamos edifícios que podem ser reformados. Retrofit é reformar, dar novo uso ao edifício, e podemos ter possíveis habitações com características diferentes”, complementa.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por