As obras de construção da nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) já têm data de início, prevista para o dia dez de janeiro
As obras de construção da nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) já têm data de início, prevista para o dia dez de janeiro. A terceira unidade irá atender a população dos bairros nas imediações da avenida Leopoldino de Oliveira, perto do Parque do Mirante.
O secretário de Saúde de Uberaba, Valdemar Hial, espera que a terraplanagem já termine nesta semana, para que se possa seguir o cronograma de obras. A empresa vencedora da licitação já aprovou o projeto e está pronta para assumir o trabalho, como informa o secretário.
Atualmente, as UPAs instaladas nos bairros Abadia e São Benedito atendem uma média de 500 pessoas por dia, com quadro completo de profissionais, para os atendimentos de urgência e emergência. Valdemar afirma que todos os plantões médicos estão completos.
Ele ressalta que as duas já existentes são de responsabilidade total do município, porque foram adaptadas a imóveis já existentes na cidade. “O gasto mensal com cada uma, atualmente, é de R$ 550 mil”, acrescenta. Já a nova UPA será construída nos moldes exigidos pelo Ministério da Saúde e contará com 50% de subsídio do Governo Federal, 25% do Estado e a contrapartida do município também de 25%.
A UPA Parque do Mirante será credenciada pelo Ministério da Saúde como Tipo 3, que pode realizar atendimentos de porte médio. Para o secretário de Saúde, a importância desta UPA, além de redirecionar a demanda do atendimento de urgências e emergências, é a localização estratégica, numa das principais avenidas da cidade, com fácil acesso. Valdemar também cita o alívio que será esta unidade para a saúde em Uberaba, desafogando a superlotação de outros lugares, como o Hospital de Clínicas e até mesmo das outras UPAs.
O orçamento da obra é de R$ 3 milhões e 325 mil e deverá ficar pronta em 120 dias, a partir da data já informada. O quadro de profissionais para trabalhar nesta nova UPA ainda está sendo definido.