PARA MELHORAR

Obras de ampliação do Maria Modesto devem começar no primeiro semestre de 2025

Dandara Aveiro
Publicado em 01/01/2025 às 15:08Atualizado em 01/01/2025 às 20:38
Compartilhar

Atualmente, o Instituto Maria Modesto atende uma média de 40 a 45 pacientes internados (Foto/Arquivo/JM)

Ampliação do Instituto Maria Modesto deve começar no primeiro semestre de 2025. A previsão é que as obras se estendam por 36 a 48 meses. A previsão é do diretor administrativo hospitalar da Sociedade Educacional Uberabense (SEU) e coordenador do IMM, Frederico Ramos, em entrevista ao Pingo do J, da Rádio JM. Entre as melhorias previstas na ampliação está incluído o atendimento infantojuvenil, um dos gargalos de saúde mental em Uberaba, anunciado em 2023. Atualmente, o Instituto Maria Modesto atende uma média de 40 a 45 pacientes internados.    

“Quando se trata de um hospital humano, a situação é mais complexa. Começamos o projeto há mais de dois anos e meio. Como o prédio é muito antigo, algumas áreas são tombadas como patrimônio histórico, o que exige adequação à legislação atual”, explica Frederico Ramos. Após diversas revisões e liberações por parte da Vigilância Sanitária Estadual e da equipe de arquitetura e engenharia do estado de Minas Gerais, o projeto foi finalmente aprovado.   

Com a reforma, o perfil de atendimento do IMM será ajustado para se tornar um hospital geral com ênfase em saúde mental. Não haverá aumento no número de leitos, mas as adequações permitirão atender a demandas importantes da região, como os chamados “vazios assistenciais”. Um dos focos é oferecer suporte a pacientes de longa permanência, como aqueles em reabilitação pós-cirúrgica, como exemplifica Ramos. 

“O paciente que precisa de reabilitação prolongada pode ser transferido para o IMM em vez de ocupar leitos de alta complexidade, nos hospitais de Uberaba. Isso otimiza os recursos da saúde e garante um acompanhamento multiprofissional, que inclui fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, nutricionista, educador físico, farmacêutico clínico, nutrólogo, entre outros profissionais”, detalha. Essa abordagem é semelhante à necessária para pacientes psiquiátricos, cujos tratamentos também dependem de equipes multidisciplinares.   

Outro foco é o atendimento infantojuvenil. Com a renovação contratual com a Secretaria de Saúde, também serão atendidas crianças e adolescentes a partir de 12 anos. "A partir do contrato novo, que está para ser assinado, (o IMM) vai atender crianças a partir de 12 anos. Tinha essa dificuldade aqui no município de não ter atendimento para crianças e hoje a gente está vendo muitas crianças com 12, 13, 14 anos com necessidade, muitas vezes, de internação, para tratar aquele momento de crise e depois dar continuidade ao tratamento nos CAPSs", relata Frederico Ramos, confirmando que a assinatura do contrato está prevista para janeiro. Havia previsão de que o atendimento infantojuvenil fosse iniciado ainda em 2024. 

Integração com a rede de saúde   

O IMM, histórico por seus tratamentos ligados à medicina e ao espiritismo, desde os tempos do Dr. Inácio Ferreira, agora busca consolidar sua atuação em um modelo atualizado. A ampliação reforça a política antimanicomial, integrando o hospital psiquiátrico ao modelo de hospital geral, alinhado às necessidades nacionais e regionais.   

“Se não encontrarmos maneiras de manter os atendimentos psiquiátricos junto a outras áreas de saúde, corremos o risco de perder esses serviços. Essa integração é crucial para viabilizar o hospital como um todo”, pontua o coordenador da instituição.   

Antes do início efetivo das obras, a organização interna do IMM será ajustada. Segundo Frederico Ramos, serão reestruturados alas, equipes e pacientes dentro da estrutura, para viabilizar as reformas sem comprometer os atendimentos em andamento. “Aquela característica de sanatório já mudou bastante e está mais humanizada”, conclui o diretor, garantindo que este é um passo importante para atender as demandas atuais e futuras do Instituto.   

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por