O diálogo sobre saúde mental deve ser cada vez mais incentivado, considera o psicólogo (Foto/Reprodução)
Preocupação em exagero com o futuro, pensamentos ruins persistentes, culpa excessiva, confusão mental, perda de contato com a realidade, cansaço sem fim. Os sinais podem ser variados e eles podem ser um indicativo de que a sua saúde mental ou daquele colega de trabalho, familiar precisa de atenção.
Atenta às necessidades da população, por meio da Rede de Atenção Psicossocial da Secretaria de Saúde, a Prefeitura de Uberaba está apta a acolher todos aqueles que estejam em busca de bem-estar e autocuidado.
“Os serviços de saúde mental atendem à demanda espontânea e tem também como porta de entrada as UBSs, Caps e Unidades de Pronto Atendimento”, salientou a diretora do Departamento de Atenção Psicossocial, Giselle Souza de Santi.
Além das Unidades Básicas de Saúde e Matriciais, os pacientes podem buscar acolhimento nos Centros de Atenção Psicossocial. São eles: CAPSi (Infantojuvenil), destinado aos cuidados dos casos graves em saúde mental de crianças e adolescentes, a partir dos 3 anos até 17 anos e 11 meses; CAPS Dr. Inácio Ferreira (Adulto) e CAPS Maria Boneca (instituição parceira do município) – destinados aos cuidados de adultos e idosos.
Já o CAPS AD III (Álcool e outras Drogas) é destinado ao cuidado do paciente em uso abusivo e prejudicial de álcool e outras drogas. O Serviço Intermediário de Atenção Psicossocial (SIAP) presta assistência a casos de média complexidade e atende pacientes encaminhados por toda Rede de Atenção Psicossocial.
Mais informações podem ser adquiridas pelos telefones:
• Diretoria de Atenção Psicossocial – 3331-2797
• SIAP – 3312-7253
• CAPSi – 3311-5836
• CAPS Dr. Inácio Ferreira – 3312-0414
• CAPS AD III (24H) – 3322-3007