Oficina sobre Governo Aberto realizada pela Controladoria-Geral do Município de Uberaba (CGM), nos dias 11 e 12 de março, reuniu cerca de 80 participantes, entre servidores, gestores públicos e representantes da sociedade civil.
O termo define uma cultura de governança que promove a colaboração entre governo e sociedade, com o objetivo de aprimorar políticas e serviços e solucionar questões de interesse público.
A oficina faz parte das etapas de elaboração do 1º Plano de Ação de Governo Aberto de Uberaba. Dividida em dois módulos, a capacitação teve como facilitadores a coordenadora de Governo Aberto da Prefeitura de São Paulo, Patrícia Marques dos Santos, e o assessor técnico da Coordenadoria Bruno Venâncio de Abreu Costa.
No primeiro dia, foram apresentados aos participantes conceitos e experiências de Governo Aberto, baseadas nos princípios de transparência, participação, prestação de contas e responsabilização e inovação e tecnologia.
Já no segundo encontro, os convidados se dividiram em grupos para discutir a metodologia de cocriação do 1º Plano de Ação de Governo Aberto de Uberaba.
"Governo Aberto é mais do que uma abordagem administrativa. É uma expressão de confiança mútua entre governo e sociedade. Uberaba, ao abraçar essa cultura, demonstra seu compromisso em promover uma gestão mais acessível e responsiva às necessidades dos cidadãos", afirmou a controladora-geral de Uberaba, Júnia Camargo.
A previsão da Controladoria-Geral do Município é publicar o 1º Plano ainda em 2024, para implementação dos compromissos assumidos ao longo dos próximos anos.