A Secretaria do Agronegócio (Sagri) está elaborando mais oito projetos para cascalhamento e asfalto em trechos de estradas rurais no município. A ação atende solicitação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), após inclusão dos projetos pela Prefeitura de Uberaba, por meio de propostas voluntárias apresentadas no começo deste ano.
Dos pré-projetos aprovados pelo Ministério da Agricultura, sete são para terraplanagem e compactação com cascalho e um para pavimentação asfáltica. Este último, que compreende melhoria com asfalto, diz respeito a trecho de 2.120 metros na Ura 030, que vai da BR 262 até a Comunidade Parque do Café.
Os outros trechos, com propostas para elevação do greide com cascalhamento, são: Ura 155 (antiga estrada de Água Comprida), entre a MG 427 e localidade do Ranchão; Ura 396, às margens do rio Grande (Serraria); Ura 425, entre a BR 050 e a Ura 090 (Borgico); Ura 090, trecho que vai da Ura 425 até a BR 050 (região Palestina); Ura 145, da Filomena Cartafina ao DI III; Ura 340, entre a BR 262 e a Ura 341 ( Comunidade São Basílio) e vicinal, que vai do entroncamento da Ura 155 até a divisa com o município de Água Comprida.
Ao todo, informa a Secretaria do Agronegócio, os projetos propõem a melhoria de 97 quilômetros de estradas em Uberaba. O maior trecho, de 48 quilômetros e 700 metros, é o da Ura 090, estrada municipal que vai do Campus Uberaba do IFTM até a Estação Buritis, próximo a BR 050.
Se aprovados os oito projetos pelo Mapa, destaca o titular da Sagri, Agnaldo Silva, os investimentos superam a casa dos R$35 milhões. “São melhorias fundamentais, pois visam a elevação de greide em estradas importantes, verdadeiros corredores para o escoamento da pujante produção agrícola de Uberaba,” ressalta o secretário.
Os projetos estão a cargo do geógrafo da Sagri Matheus Alves. Assim que forem concluídos, serão enviados ao Ministério da Agricultura para avaliação de comissões internas e viabilização de recursos.
É bom lembrar que no final de julho, um primeiro pré-projeto de Uberaba foi aprovado pelo Mapa. Trata-se de oito quilômetros da Ura 341, entre Santa Fé e São Basílio, com investimento de R$3 milhões.