Após um fim de semana com chuvas e um início de semana com temperaturas amenas, a onda de calor chegou a Uberaba nesta quarta-feira, 23 de agosto. Por volta das 9h da manhã, os termômetros já apontavam 27ºC, com umidade de 27%. A temperatura máxima pode chegar ao longo do dia a 35°C.
Na quinta-feira, 24 de agosto, é previsto que a onda de calor atinja o pico, com temperatura máxima de 37°C. A climatologista Wanda Prata alertou que as temperaturas seriam altas, especialmente na quarta e quinta-feira. Na sexta-feira, o dia ainda deve ser quente, mas conforme os institutos de meteorologia, a máxima deve oscilar entre 32° e 33°C.
“Na quarta-feira, começou a descer a oscilação Madden e Julian. Essa oscilação traz o calor que está na Amazônia até o sul do Brasil. Então, vamos nos aquecer e teremos temperaturas elevadas em Uberaba”, disse a climatologista.
Ainda de acordo com Wanda Prata, existe a possibilidade de novas chuvas a partir do próximo sábado, 26 de agosto. “Ainda não podemos informar qual será a quantidade de chuva, pois ainda não sabemos se se formará um ciclone subtropical. Devemos olhar o mapa todos os dias para acompanhar o que está acontecendo”, frisou.
A onda de calor está afetando quase todo o Brasil ao longo desta semana.
Nesta quarta-feira, segundo a Climatempo, as previsões apontam para 34ºC em Brasília e São Paulo, 37ºC em Campo Grande e até mesmo 42ºC em Cuiabá. Na capital paulista, se esses números se concretizarem, teremos um recorde de calor para agosto, sendo a temperatura mais alta já registrada para o mês desde o início das medições em 1961.
Já na quinta-feira, os termômetros podem marcar 39ºC no Rio de Janeiro, o que também estabeleceria um novo recorde histórico para o mês.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de onda de calor para praticamente todo o Sudeste e Centro-Oeste, além de partes do Norte e Nordeste. Isso significa que, em praticamente todo o Brasil, as temperaturas se manterão pelo menos 5°C acima da média por um período de vários dias.
Algumas regiões continuarão registrando temperaturas altíssimas nos próximos dias, com termômetros alcançando até 15 graus acima da média esperada para essa época do ano.