BEBA ÁGUA

Onda de calor ganha força no Brasil; veja como fica em Uberaba

Publicado em 15/03/2024 às 06:32
Compartilhar

Onda de Calor se intensifica no Brasil, inclusive em Uberaba (Foto/Reprodução InMet)

Instituto Nacional de Meteorologia (InMet) intensificou o alerta de Onda de Calor em cinco estados brasileiros: Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com validade até o próximo sábado. O alerta é de "grande perigo" e a faixa vermelha no mapa está bem próxima ao Triângulo Mineiro. Em Uberaba, continua válido o alerta amarelo (perigo potencial) de Onda de Calor, mas o InMet também emitiu alerta de chuvas intensas para a região.

O calor é tido como atípico. O fenômeno costuma aparecer no fim da primavera, com a aproximação do verão, mas tem se tornado mais comum com o passar dos anos, resultado das mudanças climáticas pelas quais o mundo está passando. De modo geral, um alerta vermelho, segundo o InMet, é emitido quando é esperado um fenômeno meteorológico de "intensidade excepcional, com grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana".

As cores atribuídas aos alertas (amarelo, laranja e vermelho) no que tange à onda de calor são resultados da quantidade de dias em que o fenômeno se estende. No caso de Uberaba, que é amarelo, há expectativa de persistência do padrão de aumento de temperaturas por cerca de três dias consecutivos. O alerta laranja, que é de perigo, aumenta para três a cinco dias de padrão; e, por fim, o alerta vermelho diz respeito à persistência por mais de cinco dias. 

A terceira onda de calor do ano deve durar até a próxima semana e o ápice é aguardado para sábado (16). Em Uberaba, a temperatura pode chegar a 37ºC. Já no domingo, há previsão de chuva isolada, que deve persistir até terça-feira (19).

Onda de Calor se intensifica no Brasil, inclusive em Uberaba (Foto/Reprodução InMet)

Cuidados básicos

O calor intenso reduz a quantidade de água presente no ar, podendo resultar em complicações respiratórias, ressecamento da pele e desconforto nos olhos, boca e nariz.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) recomenda que as pessoas aumentem a ingestão de líquidos, evitem exercícios físicos, limitem a exposição solar durante os períodos mais quentes do dia, apliquem hidratante na pele e mantenham o ambiente úmido.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por