A Comenda da Paz Chico Xavier foi entregue ontem, no anfiteatro do Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba, com a presença do vice-governador Alberto Pinto Coelho (PP), responsável por representar o governador Antonio Augusto Anastasia (PSDB).
A solenidade foi aberta com a Orquestra Viola de Ouro, tocando o Hino Nacional. Onze personalidades de destaque na sociedade foram homenageadas, entre elas o empresário Olavo Machado Júnior, presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), e o cantor e compositor Paulinho Pedra Azul. Por Uberaba, a comenda foi destinada à Associação de Combate ao Câncer do Brasil Central - Hospital Dr. Hélio Angotti, representada pelo presidente Délcio Scandiuzzi.
Em discurso, o prefeito Anderson Adauto (PMDB) afirmou que, de tempos em tempos, a humanidade é presenteada com personalidades que são exemplos de vida que fazem o mundo se tornar melhor, comparando o médium com Gandhi, Madre Teresa de Calcutá e Dalai Lama. “Todos distantes e em mundos diferentes. Nós tivemos o privilégio de ter Chico Xavier, que nos enche de orgulho. Ele escolheu Uberaba para viver, servir e aqui desempenhar tão bem a sua missão de amparar”, disse.
O vice-governador ressaltou o médium como um “ícone da Doutrina Espírita, que sempre cultuou o bem comum, o exercício e o alcance da cidadania, a valorização do ser humano e a paz”. Para ele, há poucas unanimidades tão absolutamente definitivas como Chico Xavier.
O filho, Eurípedes Higino, compareceu à solenidade, ocupando lugar de destaque na mesa das autoridades. Em entrevista ao Jornal da Manhã, ele comparou a história do pai com à de Jesus Cristo – que também buscou condições de igualdade para todos, sem distinção de credo, raça e cor. De acordo com Higino, Chico Xavier, em sua humildade, tentou erradicar a fome dos mais carentes, buscando uma sociedade mais justa para todos. “Ele terminou os seus dias tentando fazer uma paz entre aqueles que comandam e aqueles que são comandados, entre os necessitados e o empresariado, porque só a união de todos trará a paz ao mundo”, disse.
Várias lideranças políticas compareceram à solenidade, entre elas, destacam-se os secretários de Estado Narcio Rodrigues (Ciência e Tecnologia), Wander Borges (Desenvolvimento Social), o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), e o procurador de Justiça, Waldemar Antônio Arimatéia. Também estiveram presentes os deputados Antônio dos Reis Gonçalves (PSB), Marcos Montes (DEM), Fábio Cherém (PL), Adelmo Carneiro Leão (PT) e Paulo Piau, autor da Legislação (n.º 13.394/99) responsável por instituir a honraria destinada àqueles que se destacam na promoção da paz.