Pleito ocorreu no domingo e sábado a chapa vencedora sofreu impugnação, conseguindo se manter na disputa por força de ordem judicial
Luciano Del Duque e o vice, Luciano Camargo, foram vencedores da eleição para direção da OAB de Uberaba (Foto/Divulgação)
Com diferença de apenas 31 votos, a chapa de oposição venceu a eleição para a direção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), 14ª Subseção de Uberaba, em pleito ocorrido no domingo (17). A chapa de situação tinha o atual presidente, Eduardo Jardim, como cabeça, enquanto o grupo adversário, e vencedor, é liderado por Luciano Del Duque. Além de disputado, o processo contou com certo tumulto, visto que a chapa de oposição sofreu impugnação no sábado, véspera da votação, que foi em formato on-line.
Uma conselheira da chapa de oposição voltou a integrar o governo municipal, o que o estatuto da OAB impede. No entanto, foi considerado fato superveniente, ou seja, que aconteceu após a inscrição da chapa e assim a Comissão Eleitoral deveria ter aberto prazo para a substituição da advogada, o que não ocorreu. A situação foi judicializada e liminar da primeira Vara da Justiça Federal garantiu a participação da chapa na votação.
Leia também: Chalfun vence eleição para a presidência da OAB-MG
O pleito ocorreu entre 9h e 17h, com os resultados apurados ainda no final da tarde. A chapa vencedora recebeu, no total, 745 votos (51,06%), enquanto que a chapa Avante OAB Uberaba teve 714 votos (49,94%). Votos brancos e nulos totalizaram 108 (3,89%). A chapa vencedora promete muito trabalho e, conforme breve discurso do presidente, Del Duque, diz que irá “desenvolver uma gestão que honre a cada um dos advogados uberabenses”. A vitória foi comemorada na Chácara da Justiça, tradicional ponto de encontro da comunidade jurídica.
OAB estadual. Conforme apontavam as pesquisas divulgadas pela imprensa, Gustavo Chalfun, da chapa de situação “OAB no Caminho Certo”, venceu as eleições no Estado. Com um total de 37.755 votos, perfazendo 61,15% dos votos válidos, a chapa vencedora mostrou a grande penetração e legitimidade da gestão de Sérgio Leonardo. A propósito, em Uberaba, a expressiva votação de Gustavo Chalfun, atual presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA), se deve à competência e carisma da diretora institucional da CAA, Flávia Fachinelli, que é muito querida da categoria.