Dom Paulo Mendes Peixoto e monsenhor Geraldo Maia falam sobre a ordenação, marcada para o dia 13, no Ginásio Marista (Foto/Divulgação)
A Arquidiocese de Uberaba fará, no próximo dia 13 de julho, a ordenação episcopal do monsenhor Geraldo Maia, nomeado bispo para a Diocese de Araçuaí, no norte de Minas Gerais. É a terceira vez que alguém do clero local é indicado para assumir uma diocese.
O papa Francisco acolheu o pedido de renúncia apresentado por dom Esmeraldo Barreto de Farias ao governo pastoral da Diocese de Araçuaí (MG). Foi nomeado como novo bispo o padre Geraldo dos Reis Maia, atualmente reitor do Seminário Propedêutico de Uberaba e ex-reitor do Pontifício Colégio Pio Brasileiro.
Monsenhor Maia está na Diocese de Uberaba há 36. Atualmente, é administrador da paróquia de São José, no bairro Tutunas. A celebração de ordenação será presidida pelo arcebispo metropolitano de Uberaba, Dom Paulo Mendes Peixoto, e ocorrerá no ginásio do Colégio Marista Diocesano.
“É um privilégio muito grande. Toda diocese quando recebe a notícia que um de seus padres foi eleito bispo é um presente. Esta é a terceira vez que a nossa diocese tem o privilégio de ter um padre do nosso clero ser eleito bispo. Primeiro, tivemos o padre Almir Marques Ferreira, que inclusive foi o primeiro bispo de Uberlândia (de 1961 a 1978); depois, padre Antônio Braz Benevente, eleito para a Diocese de Jacarezinho (PR). E agora, Dom Geraldo Maia, bispo de Araçuaí. Temos que acolher com muita alegria esse privilégio”, disse padre Fabiano Roberto, coordenador da Pascom da Arquidiocese de Uberaba.
Para monsenhor Geraldo Maia, a nomeação é motivo de muita alegria, mas é também uma grande responsabilidade. “É uma responsabilidade de servir com qualidade. É uma emoção forte, é grande. É um sentimento misto de alegria, responsabilidade e temor. Mas confiamos na graça de Deus, se Ele nos chama e nos concede a graça para realizarmos a missão”, frisou monsenhor Geraldo Maia.
Ele disse que já esteve em Araçuaí, onde manteve contato com os padres da diocese e também conheceu fiéis. “Fiz uma visita de dois dias e tivemos uma visão geral do que é a diocese. Mas, antes de assumir, teremos nova reunião”, ressaltou.
“Estando à frente da Arquidiocese e presidindo a ordenação episcopal, é uma riqueza para todos nós. Em mais de 100 anos da Arquidiocese, é a terceira vez que um padre diocesano é nomeado bispo. É uma grande responsabilidade. É uma alegria e temos que louvar a Deus por isto”, disse Dom Paulo Mendes Peixoto.