PROBLEMAS

Oscilações de pressão causam novos vazamentos em Uberaba

Problemas recorrentes em diversos bairros são atribuídos à abertura e fechamento de reservatórios durante o período seco

Dandara Aveiro
Publicado em 03/11/2025 às 09:49
Compartilhar
Os vazamentos são atribuídos à abertura e fechamento de reservatórios durante o período seco (Foto/Reprodução)

Os vazamentos são atribuídos à abertura e fechamento de reservatórios durante o período seco (Foto/Reprodução)

O Jornal da Manhã vem recebendo diversas denúncias de vazamentos de água persistentes em diferentes regiões de Uberaba. Moradores relatam que, em alguns casos, os problemas ocorrem há meses, com registros repetidos de contato com a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau). A autarquia informou que algumas ocorrências já foram solucionadas, enquanto outras receberão atenção ainda no início desta semana. A Codau lembrou que as manobras de abertura e fechamento de reservatórios podem estar causando oscilações de pressão e provocando os vazamentos. 

Entre os relatos enviados ao JM estão endereços nos bairros Vila Frei Eugênio, Vallim de Melo, Parque São Geraldo, Leblon e Grande Horizonte. Em algumas situações, os vazamentos foram reportados há meses ou até repetidamente, como é o caso da Alameda Lilás, bairro Grande Horizonte, onde o problema voltou a ocorrer após reparo incompleto realizado no ano passado. 

Segundo a Codau, dentre as principais ocorrências registradas, a da rua Cianorte, no Valim de Melo, foi solucionada ainda na sexta-feira (31), enquanto os reparos nas ruas Diamante, no bairro Leblon, e Alameda Lilás, no Grande Horizonte, foram concluídos no final de semana. Já o serviço de manutenção na rua Ludovice Fernandes, no Conjunto Frei Eugênio, será executado ainda início desta semana. 

Em nota, a companhia já havia informado que o fechamento e abertura frequentes de reservatórios durante o período de estiagem aumentam a oscilação de pressão na rede, causando rompimentos e vazamentos em diversos bairros. Diante da grande quantidade de reclamações, a autarquia reforçou a explicação, garantindo que equipes de manutenção estão empenhadas em solucionar as demandas relacionadas a vazamentos e que a prioridade de atendimento é para os de maior proporção, seguidos pelos de menor potencial. 

A autarquia reforça que a população deve continuar acionando o Fale 115 para comunicar qualquer vazamento, permitindo que a equipe programe os reparos e reduza riscos à rede e às residências.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por