Em menos de uma semana de instalação, dois brinquedos foram depredados no bairro Isabel do Nascimento, em Uberaba. O primeiro caso foi noticiado pelo Jornal da Manhã na segunda (19), e outro registro foi divulgado nessa quarta-feira (21). Veja o vídeo:
Nas imagens, é possível perceber que as hastes que sustentam o aparelho de ferro foram dobradas e entortadas. Desta forma, o brinquedo, que deveria ficar suspenso do chão em alguns centímetros, ficou inutilizável.
E essa conta sai cara. A Prefeitura de Uberaba gasta, por ano, mais de R$ 1 milhão para reparar danos causados por atos de vandalismo em prédios públicos, praças, parques e outras áreas abertas. Alguns incidentes são recorrentes, como furtos de cabeamento em cemitérios municipais, iluminação pública, ecopontos, praças e prédios públicos, bem como furtos de cercas.
De janeiro de 2022 a junho de 2023, foram registrados 40 casos de vandalismo na iluminação pública. Nos ecopontos, ocorreram mais de 50 incidentes por mês, e cerca de 20 casos de furto de cabeamento em escolas, praças e museus. Além disso, ainda estão pendentes a recuperação de 5 km de cercas de áreas verdes, como Áreas de Preservação Permanente (APP).