Atividades incluíram exames, palestras, rodas de conversa e serviços gratuitos de apoio e bem-estar
(Foto/Divulgação)
O Centro de Atendimento Integral à Saúde da Mulher (Caism) promoveu nesta quinta-feira (2) o Dia D do Outubro Rosa, com programação voltada à conscientização e ao incentivo aos cuidados preventivos para a saúde da mulher.
Durante a ação, foram oferecidos testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), aferição de pressão arterial e glicemia, além de coleta de citologia de livre demanda. Também houve roda de conversa com mulheres que passaram pela mastectomia e palestras sobre direitos das pacientes em tratamento oncológico, saúde bucal, autocuidado e importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.
As participantes puderam ainda participar de atividades físicas de movimento consciente e alongamento. “Essas iniciativas são fundamentais para chamar a atenção das mulheres sobre a importância de manter a rotina de consultas e exames preventivos. Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores são as chances de sucesso no tratamento”, destacou a chefe do Departamento de Atenção Especializada, Isabela Lacerda.
A programação contou com o apoio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e do Senac Minas, que levou alunos do curso de cabeleireiro para cortes de cabelo. Representantes da Mary Kay também participaram com serviços de maquiagem, e empresas parceiras contribuíram com a entrega de flores às mulheres atendidas.
Além das ações especiais do Outubro Rosa, o Caism oferece atendimento permanente em áreas como planejamento familiar (inserção de DIU, laqueadura e vasectomia), fisioterapia pélvica, assistência a mulheres vítimas de violência, atendimento ginecológico, mastologia, coleta de Papanicolau e colposcopia, vacinação, odontologia, coleta para o Banco de Leite Humano e fisioterapia pós-mastectomia.
Serviço
O Caism funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, na Avenida Leopoldino de Oliveira, 1.160 – Parque do Mirante.