ESTIAGEM

Previsão do tempo: chuva em Uberaba deve demorar mais alguns dias para chegar

Joanna Prata
Publicado em 02/10/2025 às 14:36
Compartilhar

Uberaba segue enfrentando um longo período de estiagem. Desde 23 de agosto, a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) tem realizado manobras de fechamento de reservatórios e intensificado os apelos para o consumo consciente de água. A situação crítica pode começar a mudar a partir da segunda quinzena de outubro, segundo previsão da climatologista Alcione Wagner. 

De acordo com ela, embora a expectativa inicial fosse de retorno das chuvas entre os dias 6 e 7, um bloqueio atmosférico, formado por uma massa de ar quente e seco sobre a região central do Brasil atrasou esse processo. “Agora a previsão é que as chuvas retornem de forma mais significativa após o dia 13. A partir da segunda quinzena de outubro, com a influência do La Niña, teremos uma tendência de muita chuva”, explica. 

A especialista reforça, no entanto, que outubro é historicamente um dos meses mais quentes do ano no Sudeste. “Estamos com temperaturas de 3 a 5 graus acima do esperado, o que é natural neste período. Mas a chegada da chuva vai trazer alívio, ao aumentar a umidade do ar e amenizar o calor intenso”, completa. 

O fenômeno climático La Niña, que tem 71% de chance de se formar oficialmente em novembro, já exerce influência positiva na região. “Ele aumenta o volume de chuvas no Norte do país, o que contribui para a formação de corredores de umidade que alcançam o Centro do Brasil, beneficiando Uberaba”, detalha. 

Apesar da boa notícia, Alcione alerta que a população não deve relaxar nos cuidados com a água. “Mesmo com o retorno das chuvas, os volumes não são os mesmos de dez anos atrás. É preciso chover bem por mais de um mês para que rios, reservatórios e o lençol freático recuperem seus níveis. O consumo consciente deve continuar sempre”, enfatiza. 

Assim, mesmo com a perspectiva de chuvas para os próximos dias, a climatologista lembra que a recuperação hídrica é lenta e que a estiagem tem mostrado impactos cada vez mais severos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por