Depois de ser transferido da UPA Abadia para o Hospital de Clínicas, José Xavier de Almeida Sobrinho, agora, foi encaminhado para a UTI
Depois de ser transferido da Unidade de Pronto Atendimento (UPA Abadia) para o Hospital de Clínicas da UFTM, José Xavier de Almeida Sobrinho, agora, foi encaminhado para Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Na semana passada sua família foi informada de que ele teve diagnosticada meningite.
Na sexta-feira(4), sua irmã, Maria Ambrósia Xavier, revelou a situação dramática vivida por José Xavier. Ele estava internado há quatro dias em uma sala isolada da UPA Abadia, deitado em uma maca e com alimentação e atendimento precários.
O paciente de 55 anos estava internado, até segunda-feira, 7, no Pronto-Socorro do Hospital de Clínicas. Mas, segundo informações fornecidas pela assessoria de comunicação da UFTM neste mesmo dia, já havia grandes chances dele ir para a UTI, pois seu quadro inspira maiores cuidados. Apesar da família de José Xavier ter sido comunicada do diagnóstico de meningite na UPA Abadia, o HC ainda não confirmou a doença. Ainda de acordo com a assessoria de comunicação do HC, o paciente tem feito exames para identificar a causa primária da infecção apresentada por ele.
A demora para a transferência da UPA Abadia para o HC e a falta de leitos para atendimentos de pacientes com doenças de alta complexidade também chamaram a atenção dos uberabenses. Jurandir Ferreira, vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, lembrou que este caso “não envolve somente o sofrimento do paciente e de sua família, mas também expõe o risco à saúde daqueles que necessitam de atendimento na UPA”.