DIFICULDADE

Paciente denuncia falta de contraste para exames no Hospital Hélio Angotti

Conforme o relato, sem a substância, os tratamentos são prejudicados por falta de exames

Rafaella Massa
Publicado em 04/05/2023 às 22:11Atualizado em 05/05/2023 às 08:15
Compartilhar
Substância contraste (Foto/A Cidade ON)

Substância contraste (Foto/A Cidade ON)

Em tom de desabafo, um paciente em tratamento contra o câncer do Hospital Hélio Angotti denuncia a falta de exame de contraste na instituição. Segundo o denunciante, há três meses ele tenta realizar o procedimento, porém, a falta do exame é um impeditivo, que atrasa o acompanhamento do tumor. 

O paciente afirma que a situação pode comprometer seu tratamento contra o câncer, assim como de centenas de outras pessoas que passam pelo hospital, que hoje atende, além de Uberaba, todas as cidades da microrregião. Segundo a instituição, em 2022 foram realizados 20.689 atendimentos no Ambulatório de Oncologia.

“A falta de contraste no Hospital Hélio Angotti põe em risco as pessoas que fazem tratamento nesta instituição. Sem ele não há como fazermos os exames necessários para que os médicos possam acompanhar os tumores nos pacientes. No meu caso, já faz três meses que o meu médico solicitou os exames, que infelizmente não puderam ser feitos por falta do contraste”, desabafa o homem.

O denunciante ainda cobra alguma atitude para que a situação seja resolvida “com máxima urgência” e conta ainda que liga diariamente no hospital para saber se a condição foi resolvida. “É um absurdo essa situação. E mais vergonhoso ainda é o silêncio. Não sei quem é o culpado, mas independente de quem seja, essa situação tem de ser solucionada com a máxima urgência. Vidas estão em jogo, isso é sério demais. Eu, particularmente, estou cada dia mais preocupado. Não adianta ir ao consultório sem os exames. Ligo diariamente para saber se chegou o tal contraste, vou inclusive pessoalmente no hospital, e a resposta sempre é a mesma. Falta o contraste”, relata.

Contraste é o nome atribuído a uma substância utilizada na realização de exames de imagem, com objetivo de melhorar a diferenciação entre tecidos ou estruturas de composição diferente no corpo. Dessa forma, os médicos e especialistas podem analisar e interpretar melhor o resultado, garantindo um diagnóstico mais preciso. A substância pode ser administrada via oral, via endovenosa ou menos comumente por outras vias, como retal ou através de sondas/cateteres. Após a geração das imagens, a maioria dos tipos de contraste é eliminado pela urina. Radiografias, tomografias e exames de ressonância magnética são exemplos de procedimentos radiológicos que podem utilizar meios de contraste. 

No ano passado, o Hospital Hélio Angotti atendeu cerca de 10.233 pacientes que precisavam de tomografia.

A instituição respondeu ao JM que a falta de contraste é uma situação vivida por diversas unidades de saúde do Brasil, devido à escassez mundial do produto. Para tentar amenizar o quadro, o Hélio Angotti priorizou ações para pacientes em início de tratamento.

Leia a nota, na íntegra:

"A respeito de mensagens que circulam pela internet sobre falta de contraste para realização de exames de imagem no Hélio Angotti, o diretor-executivo, Fernando Fernandes, esclarece que essa é uma situação vivida por diversas instituições de saúde no Brasil. O Ministério da Saúde, inclusive, emitiu uma Nota Técnica, em julho de 2022, orientando a racionalização do uso deste insumo, devido à escassez global do mesmo. O motivo foi a interrupção nas cadeias de suprimento, produção e distribuição, em consequência da pandemia da COVID-19, e logo após, pela Guerra da Ucrânia. A escassez foi sentida no mercado internacional e, quase um ano depois, ainda há a dificuldade no atendimento e normalização da relação entre oferta e demanda.
Ainda de acordo com a diretoria, diante desse cenário, a estratégia adotada foi de priorizar pacientes em início de tratamento, para que não esperem tanto e a comunicação constante com os médicos oncologistas com relação às urgências de retornos, pacientes internados, UTI e pronto atendimentos."
Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por