Consultas no Ambulatório Central Maria da Glória, do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), voltam a ser alvo de denúncia de usuários. Ao Jornal da Manhã, denunciante alega não haver médicos cardiologistas disponíveis, o que tem inviabilizado o agendamento. Esta não é a primeira vez que as consultas e procedimentos são alvo de denúncia. Devido à alta demanda, parte dos atendimentos são encaminhados para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
O paciente afirmou ao JM que o motivo de não conseguir a consulta era a falta de profissionais no ambulatório, o que gerou preocupação. “O ambulatório não está marcando cardiologista nem mesmo para os casos de infarto. Não há cardiologistas disponíveis para atender a população”, desabafou, durante a transmissão do JM News 1ª Edição.
Ao ser questionado sobre a falta de médicos na unidade ambulatorial, o HC-UFTM respondeu ao Jornal da Manhã, na semana passada, pontuando não haver falta de médicos, mas que uma das profissionais está afastada por motivos de gestação. Neste sentido, com o aumento da demanda, parte dos atendimentos são encaminhados para a SMS, esclareceu, à época.
O Jornal da Manhã voltou a questionar o Hospital de Clínicas sobre a situação e também o número de pacientes atendidos e encaminhados para a SMS nos últimos meses. Em nota, a instituição informa que o Ambulatório de Cardiologia conta com cinco colaboradores médicos e 12 ambulatórios ativos, totalizando 105 vagas de atendimentos e consultas semanais. Segundo o HC, as vagas são distribuídas em primeira consulta, interconsulta, reconsulta e pós-alta.
"Os atendimentos do ambulatório que foram cancelados, por motivo de afastamento de uma colaboradora médica, serão reagendados. O HC-UFTM está dando máxima prioridade ao tema", afirma a nota.
O hospital esclarece sobre os agendamentos:
• As primeiras consultas são agendadas pelas secretarias municipais de saúde de Uberaba e dos 27 municípios da macrorregião.
• As interconsultas são realizadas por meio de encaminhamento de outra especialidade médica e agendadas no Ambulatório Maria da Glória.
• Reconsultas correspondem às vagas destinadas para retorno e acompanhamento do paciente.
• Os pacientes contam também com atendimento e encaminhamento via Unidades de Atenção Básica de Saúde, de acordo com a respectiva área de abrangência de cada paciente, podendo ser encaminhados para o Ambulatório de Cardiologia do HC em casos clínicos de alta complexidade.
O HC-UFTM ainda esclarece que uma nova gestão assumiu a unidade hospitalar na semana passada e que os profissionais têm feito um estudo do funcionamento da unidade visando melhorar ainda mais o atendimento do HC-UFTM à população.
"A nova gestão está inteiramente à disposição da imprensa porque acredita no papel do jornalismo como um instrumento à serviço dos interesses da comunidade. Sempre dentro das nossas possibilidades de apuração das demandas, o que nem sempre corresponde ao tempo da imprensa, trataremos de dar respostas aos questionamentos para nós encaminhados. Ressaltamos que a comunidade também pode enviar suas demandas pelos canais da Ouvidoria do HC-UFTM para que as situações possam ser apuradas e solucionadas", finaliza a nota.
A cardiologia clínica da Unidade do Sistema Cardiovascular do HC-UFTM realiza atividades ambulatoriais no Ambulatório Maria da Glória de segunda a sexta-feira. As vagas disponibilizadas são para atendimento pós-alta, pós-angioplastia coronária, primeira consulta, interconsultas e retorno, sendo os agendamentos realizados pelo Núcleo Interno de Regulação (NIR), guichês do Ambulatório Maria da Glória e secretaria da Unidade.
De acordo com dados do Painel de Gestão à Vista do HC-UFTM, no mês de junho, a Unidade Cardiovascular realizou um total de 281 procedimentos invasivos das especialidades por tipo de exame (cardiologia intervencionista, endovascular, neurointervenção, eletrofisiologia e estimulação cardíaca artificial).