Equipe multidisciplinar do Hospital Regional vai reavaliar os casos em uma espécie de força-tarefa para atualizar quantidade de pacientes à espera de procedimentos
A expectativa é que as cirurgias comecem a ser realizadas ainda em agosto (Foto/Divulgação)
Como estratégia para dar celeridade aos atendimentos e diminuir as faltas, será formada uma equipe intersetorial dentro do Hospital Regional José de Alencar (HRJA) para reavaliação dos cadastrados na fila eletrônica de cirurgias eletivas. A previsão é de que os pacientes comecem a ser chamados no dia 12 de agosto, e as cirurgias tenham início ainda no mesmo mês.
À Rádio JM, o diretor do Regional, Frederico Ramos, explicou que a fila está em fase final de organização. Ou seja, a fase é de conferência dos dados e atualizar a necessidade dos cidadãos que aguardavam procedimentos, já que alguns podem ter resolvido a espera de outra forma, seja buscando de forma particular ou desistência. Por isso, segundo Ramos, há necessidade de reavaliação.
Para alcançar a celeridade esperada, uma equipe intersetorial será montada no hospital para que o paciente seja recebido, avaliado e direcionado de forma mais objetiva. "Vamos dar o exemplo da ortopedia: nós chamamos as pessoas para a primeira consulta. Vamos fazer 30 novas consultas para reavaliar os pacientes, mas não terá apenas a equipe de ortopedia, estarão presentes as equipes de radiologia, cardiologia, anestesistas... Se for caso realmente para cirurgia, já é solicitado o exame, o paciente passa pelas equipes e sai com a avaliação pronta. E aí aceleramos o agendamento da cirurgia", revelou o diretor.
Frederico relembra que a lista de pacientes a serem atendidos será encaminhada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), mas afirma que o HRJA também fará um chamamento para acelerar o processo.
"Nós vamos receber a relação de pessoas que forem agendadas, mas o hospital também pode ligar. E tem outro ponto, se eu ligo faltando um mês para a consulta, a pessoa pode esquecer no dia. Tem que ser só um pouco antes. E claro, temos que aproveitar as equipes. Quando agendamos, temos equipes que ficam lá esperando. Se a pessoa não atende, ou desiste, tem que ter um tempo hábil para chamarmos outra”, alegou.
A previsão é que o início das chamadas para a reavaliação seja feito a partir do dia 12 de agosto, e as cirurgias comecem ainda neste mês. Serão realizados procedimentos de média complexidade, cirurgia geral, ortopedia e urologia, especialidades nas quais o hospital é credenciado.
A cirurgia eletiva é um procedimento que pode ser agendado com antecedência e até mesmo adiado no prazo de um ano. As cirurgias não serão enquadradas em formato de mutirão, como é o caso do convênio com o Hospital São Paulo para cirurgias de catarata.