Além da falta de especialistas no mercado de trabalho, a ausência de pacientes nas consultas e exames é um dos fatores que prejudicam o fluxo da fila eletrônica. Conforme a secretária de Saúde, Valdilene Rocha, já foi constatada a ausência de mais da metade dos pacientes marcados em um dia.
De acordo com a secretária, durante visita à UBS São Cristóvão, onde são realizados exames de ultrassonografia transvaginal e abdominal, foi constatado que mais de 50% dos pacientes faltam aos exames. “Eu estava lá, fui lá nos três sábados, o gerente Rafael tem lá uma planilha. Marcam trinta ultrassons, 15 faltam, da outra vez que eu fui 12 faltaram”, conta.
Ao JM News 1ª Edição, Valdilene conta que esta é uma reclamação dos prestadores de serviço como Hospital Hélio Angotti, Beneficência Portuguesa, Hospital Regional e Mário Palmério. Os serviços em que mais são registradas faltas são nos exames de ultrassom, colonoscopia e endoscopia, de acordo com a secretária.
"A gente tem as emendas parlamentares, por exemplo, federais, que nós fazemos o plano de trabalho, que tem a contrapartida para o município conforme a portaria federal, nós sempre acordamos de acordo com a necessidade da fila na cidade do município. Então, os gargalos que têm, que são colonoscopia, endoscopia, ultrassom, algumas consultas também”, afirma Valdilene.
A secretária reclama que, além de faltar, os pacientes não desmarcam com antecedência, o que poderia auxiliar na construção de um plano de trabalho mais preciso. Segundo Valdilene, existe um telefone para realizar o cancelamento da consulta que é lembrado por poucos.
“Trabalhamos nesses planos para que a gente dê prioridade na fila. O Plano de Trabalho inclui consultas ou exames realizados, demanda realizada e não agendada, mesmo assim os pacientes marcam, mas não comparecem. E a gente faz divulgação no rádio, a gente conversa com os agentes de saúde, eles fazem busca ativa, a atenção primária faz busca ativa, a fila eletrônica também fica ligando o tempo todo, a gente disponibiliza os números e mesmo assim temos um número de faltas muito grande”, relata Valdilene.
O perfil dos faltosos é variado: desde os que alegam “terem dormido demais” até pessoas que não conseguiram sair do trabalho. Outros apontam imprevistos familiares.
O número do agendamento eletrônico que entra em contato é o 3331-2700 (não recebe ligações). No momento da ligação, é necessário confirmar presença no procedimento. Se o usuário não puder comparecer, é possível avisar via 3331-2757, a fim de que outro paciente seja acionado.