Vencimentos da cota única ou 1ª parcela vão até 13 de fevereiro, conforme o final da placa; quem paga à vista tem 3% de desconto e pode somar benefício do Bom Pagador
De acordo com o final da placa, os vencimentos da cota única ou da 1ª parcela seguem até 13/2. (Foto/Gil Leonardi/Imprensa MG)
Começa nesta segunda-feira (9 de fevereiro) a escala de pagamento do IPVA 2026 em Minas Gerais. De acordo com o final da placa, os vencimentos da cota única ou da 1ª parcela seguem até 13/2.
A escala de vencimentos em fevereiro fica assim: placas finais 1 e 2 (9/2), 3 e 4 (10/2), 5 e 6 (11/2), 7 e 8 (12/2), 9 e 0 (13/2). Para quem parcela, o calendário continua em março (9 a 13) e abril (9 a 15), também conforme o final da placa.
Quem optar por pagar em cota única tem desconto de 3% no valor do imposto. Além disso, está mantido em 2026 o programa Bom Pagador, que concede desconto extra de 3% para veículos que permaneceram regulares em 2024 e 2025. O abatimento é automático e já aparece no valor lançado. Quem paga à vista e se enquadra no Bom Pagador pode acumular os dois descontos.
Os valores do IPVA podem ser consultados informando o Renavam no site da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG), pelo telefone 155 (LigMinas) ou no aplicativo MG App.
Como pagar e o alerta contra golpes
O pagamento do IPVA e da Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV) pode ser feito via Pix (QR Code), DAE, internet banking e também em canais de agentes arrecadadores autorizados. No caso de Pix, o beneficiário deve aparecer como Estado de Minas Gerais (CNPJ 18.715.615/0001-60), informação destacada nas orientações oficiais para reduzir o risco de fraudes.
Uma força-tarefa do governo estadual reúne órgãos como a SEF/MG e instituições de controle e investigação para orientar a população e agir contra sites falsos. Segundo levantamento divulgado pelo Estado, em 2025 foram recebidas 2,6 mil denúncias de golpes relacionados ao IPVA.
Isenção para veículos com 20 anos ou mais
Com mudança na legislação, veículos com 20 anos ou mais passaram a ter isenção do IPVA em Minas Gerais em 2026, aplicada automaticamente, sem necessidade de solicitação do proprietário, conforme as regras divulgadas pelo Estado. A orientação, porém, é que mesmo os isentos do imposto verifiquem a obrigatoriedade de pagar a taxa de licenciamento.
O que acontece se atrasar
O atraso no pagamento do IPVA gera multa diária e, após determinado período, multa maior, além de juros vinculados à Selic, conforme as regras informadas pelo governo estadual. Para a TRLAV, também há multa progressiva e juros.
()