Hospital Regional realizará cirurgias eletivas de média complexidade, sobretudo ortopédicas
Hospital Regional em Uberaba (Foto/Divulgação)
Com o objetivo de desafogar a fila eletrônica em Uberaba, o Hospital Regional inicia no próximo mês cirurgias eletivas, conforme anunciado pelo diretor administrativo do Hospital Regional, Frederico Ramos. Ao Jornal da Manhã, Ramos informou que serão realizados no HR os procedimentos cirúrgicos de média complexidade. Os encaminhamentos serão feitos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), de acordo com a demanda e prioridade.
Segundo informações de Frederico Ramos, a SMS procurou o Hospital Regional para tratar sobre as cirurgias eletivas. "Há algumas semanas, a secretária [Valdilene Rocha], procurou a unidade hospitalar para realização das cirurgias dentro do Hospital Regional. É importante lembrar que o HR é um hospital que atende média complexidade, então as cirurgias serão voltadas para ortopedia e cirurgia geral de média complexidade", esclarece.
A cirurgia eletiva é um procedimento que pode ser agendado com antecedência e até mesmo adiado no prazo de um ano. As cirurgias não serão enquadradas em formato de mutirão, como é o caso do convênio com o Hospital São Paulo para cirurgias de catarata. "Nós temos a expectativa de iniciar agora no mês de agosto. Não será um mutirão, mas sim o início das cirurgias eletivas mesmo. É importante lembrar que 100% dos encaminhamentos serão feitos pela Secretaria de Saúde, pois tem a fila com as necessidades das cirurgias. Após o encaminhamento do paciente pela secretaria, o hospital faz a avaliação do paciente, incluindo consultas e exames complementares. Se confirmada a necessidade do procedimento, então a cirurgia será agendada", explica o diretor.
"Ainda estamos fazendo um levantamento junto à SMS para depois definir quantas cirurgias faremos por semana e quais são as especialidades, mas vamos começar com ortopedia e cirurgia geral. Tanto a equipe médica quanto a equipe de apoio estarão mobilizadas para essas cirurgias. Estamos entrando em contato com as equipes médicas. A maior parte das cirurgias é voltada para a área abdominal, do aparelho digestivo, e vamos organizar junto com essa equipe o volume de cirurgias e o momento de começar", finaliza Ramos.
A secretária de Saúde, Valdilene Rocha, informou em entrevista à Rádio JM no último mês que novos mutirões de cirurgias estavam previstos para acontecer na segunda quinzena de julho em Uberaba. O objetivo é tentar diminuir a extensa fila eletrônica. Divulgado em maio deste ano, relatório da Secretaria Municipal de Saúde mostrou que a demanda reprimida por consultas aumentou 8,75% em comparação à do fim de 2022. Já as solicitações de exames aguardando atendimento tiveram alta de 3,42%. Enquanto em dezembro do ano passado havia 31.172 pessoas na fila eletrônica à espera de marcação de consulta com especialistas, a quantidade subiu para 33.901 pacientes nos primeiros quatro meses de 2023.