O passeio com cães de pequeno e médio portes, com coleira e sob a responsabilidade do tutor, com material necessário para recolher as fezes, estava liberado desde o início do ano
Passeio com cachorro (Foto/Ilustrativa)
Está proibida por tempo indeterminado a entrada de animais no Parque das Acácias, o Piscinão. A Prefeitura de Uberaba, por meio da Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funel), esclareceu que se trata de medida preventiva, já que capivaras, assim como cães, podem hospedar o carrapato-estrela, vetor da febre maculosa.
Em fevereiro, a Funel, a pedido de usuários, liberou a entrada de cachorros de médio e pequeno portes no Parque. Até então, a norma no local previa apenas a liberação para cães-guia, o que era um teste. Durante o período, não houve incidentes ou intercorrências com os animais, que precisavam estar com a coleira e os tutores e material para recolher as fezes.
A presença de animais no Piscinão foi questionada por leitores do Jornal da Manhã, que procuraram a reportagem para esclarecimentos sobre um possível alerta acerca do perigo da febre maculosa. Em nota, a Prefeitura lembra que as capivaras, animais presentes no Piscinão, assim como os cães, podem ser hospedeiros do carrapato-estrela, que transmite a febre maculosa.
A febre maculosa é uma doença possivelmente fatal, que costuma ser transmitida pela picada de um carrapato infectado com bactérias do gênero Rickettsia. Os sintomas incluem febre, dor de cabeça e dores musculares. Pode haver erupções, geralmente com pele escura ou crosta no local da picada de carrapato. A febre maculosa responde bem ao tratamento imediato com antibióticos.