Alunos de duas escolas estaduais de Uberaba vão participar de projeto de incentivo à leitura de obras clássicas nacionais
Alunos de duas escolas estaduais de Uberaba vão participar de projeto de incentivo à leitura de obras clássicas nacionais, desenvolvido pelo Instituto Agronelli, em parceria com o HSBC de Solidariedade. Para a implantação do trabalho com os estudantes, foi iniciada campanha para a doação de livros.
Projeto desenvolvido pelo Instituto e inscrito em edital aberto pelo banco HSBC, em que participaram outros 600, foi contemplado com recursos para que fosse desenvolvido na cidade. Segundo Lilia Coelho, técnica no desenvolvimento de projetos do Instituto Agronelli, as escolas estaduais Frei Leopoldo e Aurélio Luiz da Costa foram escolhidas para participar do trabalho, sendo que cada uma terá 60 alunos do Ensino Médio envolvidos.
Objetivo do projeto é trabalhar a literatura clássica com estudantes, para que possam se tornar cidadãos através da leitura. Serão utilizadas pelos professores quatro obras clássicas: A Hora da Estrela, de Clarice Lispector; A Morte e a Morte de Quincas Berro D’Água, de Jorge Amado; Lucíola, de José de Alencar, e Vidas Secas, de Graciliano Ramos.
Lilia explica que, após a leitura, os alunos passarão por oficinas, saraus e teatros, e, a partir daí, vão escrever o livro Re-lendo o Mundo. No entanto, para dar início ao trabalho, são necessários 60 exemplares de cada livro, e por isso o Instituto está realizando campanha de arrecadação dessas obras.
Quem tiver interesse em colaborar com o projeto pode deixar a doação, até o dia 28 de abril, nas agências do HSBC, no Instituto Agronelli, Fiemg e na loja Jabuti Zuca, localizada no Shopping Uberaba.