Mais uma etapa de Parceria Público Privada (PPP) estabelecida entre o governo do estado de Minas Gerais e a Usina Coruripe vai sair do papel no próximo mês. Implantação e pavimentação de trechos que vão ligar Pirajuba a Planura e a Frutal, além da construção dos anéis rodoviários que contornam Pirajuba, Planura e Campo Florido vão ser iniciadas em março.
Vicente de Paulo Cussi, coordenador do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/Uberaba), informa que estes projetos serão concluídos em 18 meses, provavelmente em agosto de 2012. “Para começar os trabalhos nestes locais falta apenas a concessão da licença ambiental, mas ela não será problema”, garante.
O coordenador do DER revela que o valor destas obras será de R$ 32 milhões. O início da licitação para elaboração dos projetos de engenharia destas rodovias foi autorizado em novembro de 2007, pelo então secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Fuad Noman.
Os investimentos para as obras com recursos do Estado e da iniciativa privada integram o projeto Estruturador de Logística do Triângulo e Alto Paranaíba do Governo de Minas. A empresa responsável por estas construções é a Seta Engenharia.
Segundo Vicente de Paulo, este programa também envolve, nesta região, a construção da ponte sobre o rio São Francisco. “Ela foi iniciada e está na fase de construção dos pilares. A fundação já foi feita”, revela. “O orçamento anunciado para a conclusão desta ponte é de R$ 3,5 milhões”, complementa o coordenador do DER.