Os denunciantes apontam que os danos podem estar relacionados à baixa qualidade dos materiais utilizados na construção (Foto/Reprodução)
“A praça, um espaço que cobramos muito, está com risco iminente dos brinquedos caírem sobre as crianças", relatam (Foto/Reprodução)
Apesar da conclusão da obra, os atos de vandalismo comprometeram a inauguração do espaço (Foto/Reprodução)
O Parque Linear do bairro Girassóis IV, em Uberaba, sofreu atos de vandalismo antes mesmo de ser oficialmente inaugurado. A obra, localizada na rua Otaviano Francisco da Silva, nº 51, teve diversos equipamentos danificados, incluindo brinquedos e a trave da quadra poliesportiva. A informação foi confirmada pela Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb), que notificou a empresa responsável pela construção para realizar os reparos.
Moradores da região denunciaram ao Jornal da Manhã problemas de conservação e riscos à segurança na praça recém-construída, destacando a preocupação com quem frequenta o espaço, especialmente crianças. “A praça, um espaço que cobramos muito, está com risco iminente dos brinquedos caírem sobre as crianças. Precisamos de fiscais para verificar as obras. Na trave tem uma pedra para ela não cair, o piso todo quebrado; nem foi liberada ainda a obra e já está assim", relatam.
Os denunciantes ainda apontam que os danos podem estar relacionados à baixa qualidade dos materiais utilizados na construção, fator negado pela administração municipal. Em nota, a Sesurb informou que a área em questão foi vandalizada, situação identificada pela Prefeitura de Uberaba, antes mesmo da denúncia chegar ao JM.
A pasta destacou que “a equipe de fiscalização da secretaria identificou que a praça sofreu danos nos brinquedos, no piso, no gol, na tabela de basquete e na tela de proteção da quadra poliesportiva”. Ainda conforme a Sesurb, a empresa responsável pela obra já está a encarregada pelos reparos, conforme previsto contratualmente.
A construção do Parque Linear do Girassóis IV está a cargo da empresa Estruturar Engenharia Ltda., contratada por meio da Concorrência nº 007/2024. O projeto recebeu um investimento total de R$ 576.785,02, viabilizado por financiamento junto ao Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). Apesar da conclusão da obra, os atos de vandalismo comprometeram a inauguração do espaço e, segundo a Prefeitura de Uberaba, o parque ainda não tem data definida para ser aberto ao público.
Pode interessar: Rodinhas travam: piso inadequado no Piscinão impede uso de brinquedos para cadeirantes