O médico pediatra Cláudio Faria, cooperado Unimed Uberaba, recomenda aos pais, nesse retorno às aulas, conscientizar as crianças sobre a importância do aprender, do conhecer, do saber, descobrir novas coisas e incentivá-las, perguntando sobre o dia delas, fazendo brincadeiras, e que deem a elas a oportunidade de praticar um esporte. Desta forma, os alunos conseguem limitar naturalmente o tempo do uso de telas (celulares e computadores).
A Sociedade Brasileira de Pediatria, segundo o médico, orienta sobre o tempo de tela permitido, dependendo da idade e, antes dos dois anos, por exemplo, não deve ser oferecida de forma alguma. “Interessante os pais retomarem a contação de histórias, além de darem o exemplo dedicando tempo à leitura, para que os filhos entendam a importância da literatura”.
O pediatra esclarece que, no retorno às aulas, o cuidado com a alimentação é essencial. Dependendo do turno, os pais devem procurar oferecer alimentação nos horários corretos, que a criança tenha uma boa ingestão de frutas e verduras, carnes e proteínas, cardápio variado, rico em cada componente na sua melhor proporção, além de ingerir bastante água, levar sempre a garrafinha de água, item que não pode faltar, pois Uberaba é uma cidade muito quente. Diminuir os fast foods, lanches, refrigerantes, suco de caixinha é outra recomendação, pois com alimentação adequada, a criança terá mais imunidade, mais proteção e melhor performance na prática do seu esporte preferido.
A questão da higiene corporal, de acordo com o médico, o principal é o hábito de lavar as mãos antes e depois das refeições, pois é a melhor forma de prevenir contaminação com bactérias, além de escovar os dentes ao acordar e depois de almoçar ou jantar, usar o fio dental, cortar bem as unhas, ir ao cabeleireiro para cortar os cabelos; manter sempre o uniforme limpo. Assim, a criança encontra prazer em voltar às aulas, acrescenta.