CIDADE

Peirópolis recebe fósseis encontrados em Santa Catarina

Publicado em 12/03/2011 às 00:07Atualizado em 20/12/2022 às 01:14
Compartilhar

Centro de Pesquisas Paleontológicas Luewellyn Ivo Price, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, em Peirópolis, recebeu no fim de semana anterior, placas com espécies raras de galhos de árvores fossilizadas há mais de 270 milhões de anos. O material foi encontrado durante trabalho de resgate paleontológico no Sul do país.

A equipe formada pelos professores da UFTM, Vicente Antunes, Luiz Carlos Borges e Mara Lucia Ferraz, realiza acompanhamento em obras que interferem diretamente no solo, e já se tornou referência no país. Desde 2003 os pesquisadores fazem este trabalho em vários estados.

No início de 2010, eles integraram o programa do IBAMA de Investigação e Resgate Paleontológico da Linha de Transmissão em Canoinhas, Santa Catarina. O grupo acompanhou o trabalho de escavações para implantação das torres de alta tensão da companhia de energia elétrica, quando foram encontradas rochas contendo partes fossilizadas de uma conífera, árvore semelhante ao pinheiro.

O professor Luiz conta que essa foi uma descoberta de grande importância, pois até então havia registros de um único ponto na mesma região, onde já tinham sido encontrados fósseis da planta (Krauselcladus Canoinbebsis). “Mesmo sendo no mesmo sítio onde houve o primeiro registro, o achado significa que a planta podia ser encontrada em outras regiões”, completa.

Todo o material encontrado foi dividido em quatro partes e encaminhado aos centros de pesquisas diferentes. Além de Uberaba, o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) de Santa Catarina; o Museu de Ciências da Terra, do DNPM do Rio de Janeiro e o Centro de Paleontológico da Universidade do Contestado em Mafra (SC) receberam amostras.

Exposição. O Centro Paleontológico da UFTM aguarda uma verba do Ministério de Ciência e Tecnologia para poder, dentro de um ano, colocar as placas, que contém os fósseis da planta, em exposição para a população que visita o local. Segundo o professor Vicente, a verba que será encaminhada ao Centro é de aproximadamente R$ 3 milhões, que irão  beneficiar vários outros projetos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por