Associação de Comerciantes do Ceasa de Uberaba (Accube) tem 90 dias de prazo para assumir a gestão da unidade. Essa foi a proposta oferecida pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sagri), depois de discutirem os recentes aumentos nas taxas de condomínio do Ceasa. A reunião que aconteceu na manhã de sexta-feira (13), contou com representantes da associação, proprietários de boxes e o secretário José Humberto Guimarães.
A principal reclamação dos comerciantes é a alta taxa de condomínio que é cobrada pela Prefeitura. José Manoel Serqueira, presidente da Accube, explica que a associação fará a parte dela, mas em contrapartida a Sagri tem que ser responsável pela fiscalização. “Vamos reativar a associação, eleger nova diretoria e assumir parte da gestão, mas o município tem que fiscalizar o pessoal que vende em atacado fora do Ceasa, pois eles muitas vezes nem são do nosso estado”, afirmou.
Durante a discussão, um dos assuntos levantados foi justamente a fiscalização, pois reclamam que a concorrência é desleal. “Quem está dentro do Ceasa paga aluguel, gera emprego e mantêm os impostos em dia, mas aqueles que vendem em atacado nos caminhões e varejões na cidade não fazem isso, então nossos preços não competem”, conclui José Manuel.
De acordo com o secretário de Agricultura, a fiscalização é feita e caso o permissionário veja alguma atividade irregular poderá fazer a denúncia. A associação tem o prazo de 90 dias para assumir parte da gestão de condomínio junto à Prefeitura.