Coordenador de área do IBGE, Marshal Marangoni, diz que Uberaba “nem de longe” está entre os piores cenários de conclusão do Censo (Foto/Jairo Chagas)
Já se passaram seis meses desde o início do Censo Demográfico e, com pouco mais de uma semana para a entrega dos dados, ainda falta cerca de 10 mil casas para finalizar o levantamento em Uberaba. As informações são do coordenador de área do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Marshal Marangoni.
No entanto, Marshal contou, durante entrevista à Rádio JM, que Uberaba não é o pior cenário no país. “Uberaba nem de longe é o pior dos quadros em Minas e no país. Mas ainda temos um trabalho pela frente para concluir. Eu estimo que precisamos do mês de fevereiro inteiro, pelo menos, para concluir”, afirma.
O coordenador explica que a cidade já levantou dados de aproximadamente 310 mil habitantes no atual ponto da pesquisa. Porém, ainda faltam 9% da estimativa para ser apurado.
“A gente sempre mede em cima da população estimada. Tínhamos estimativa aqui em Uberaba de 340 mil [pessoas], que era aquela de projeto que a gente entrou no Censo. Ontem [18 de janeiro], a gente alcançou 91% dessa estimativa. Quando eu digo 91%, são pessoas que já responderam o questionário. Ainda, além desses 91%, que correspondem a aproximadamente 310 mil habitantes, a gente ainda tem cerca de 10 mil domicílios considerados ocupados que ainda não responderam, por motivo de recusa ou porque não foi encontrado o morador durante a visita”, analisa Marangoni.
Atualmente, os agentes também realizam o trabalho de revisão de dados em alguns setores onde foi notado poder ter algum “problema”. No entanto, Marshall afirma que a equipe tem ficado cada vez menor. “A gente gostaria de fazer [a pesquisa] na maior parte dos setores possíveis, porque envolve gente e tempo para finalizar bem o nosso trabalho e o resultado dele. Mas imagino que, pelo cansaço, tem muitos recenseadores pedindo desligamento. Nosso quadro hoje é ainda mais reduzido do que no auge da operação”, alega.
Perto da reta final, o IBGE deve liberar nos próximos dias um serviço telefônico com tridígito para Uberaba pelo número 137, que irá receber ligações de quem ainda não foi recenseado e fazer a conferência de dados.