Para escapar da alta no preço da carne de aves e suínos, o consumidor pode migrar o consumo para carne branca. Para quem está saturado da ingestão de carnes vermelhas utilizadas nas preparações da ceia natalina, o peixe se apresenta como opção leve e nutritiva no jantar da virada do ano.
A mercadoria é vendida em supermercados e lojas especializadas, mas pode ser encontrado também em feiras livres da cidade.
A flexibilidade nos preços e a limpeza do produto realizada na frente do cliente são atrativos para quem não dispensa um cardápio especial para começar 2011.
Segundo o feirante Vilmar Ferreira, mesmo com a escassez de espécies por conta da piracema, a venda de pescados salta em até 10% nesta época do ano.
Vilmar lembrou que peixes de escama são ideais para pratos assados, por essa razão, são os preferidos na ocasião festiva.
Na lista de compras modestas, a escolha pode ser feita entre o Dourado, a Piapara, a Caranha ou ainda o Curimbatá, peixes baratos considerados a sardinha dos rios. O quilo da mercadoria popular não ultrapassa R$ 10,00. Já quem não abre mão de um produto diferenciado, a indicação é o filé de Surubim, vendido em média a R$ 20,00 o quilo.