INSTABILIDADE

Piques e quedas de energia continuam irritando moradores de Uberaba

Rafaella Massa
Publicado em 19/01/2024 às 09:27Atualizado em 19/01/2024 às 14:14
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Moradores da região leste de Uberaba voltam a reclamar de instabilidade no fornecimento de energia pela Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais S.A.). Relato aponta que eletrônicos foram prejudicados devido às constantes quedas de energia.  

Ao Jornal da Manhã, moradora do Conjunto Habitacional Silvério Cartafina alega que há dias a energia no bairro está instável, de forma que os moradores não conseguem nem carregar o celular. “Minha bateria já está acabando, porque a energia não fica ligada tempo o suficiente para carregar. Estamos com receio de queimar algum dos nossos itens”, afirma.  

No bairro vizinho, o Costa Telles 1, denunciante aponta que desde novembro o fornecimento de energia tem mostrado instabilidade. Em uma das ocasiões, seu notebook, utilizado como ferramenta de trabalho, estragou e precisou ser levado ao reparo. “Não deu perda total, mas desconfigurou o sistema. Ele não ligava, só ficava carregando”, explica. O reclamante afirma que tem medo de outras perdas.  

É valido citar que outras regiões registraram reclamações devido aos “piques” de energia em 2023, na região sul e zona rural. Conforme a Fundação Procon Uberaba, a Cemig está no ranking de empresas com mais reclamações na cidade. A instituição afirma que foram 310 registros até 28 de dezembro de 2023. 

Em outubro, representantes da Cemig apresentaram à gestão municipal um plano de investimentos para atender demandas das prefeituras da região, que cobram agilidade para resolver a falta de energia elétrica. Na reunião, a empresa posicionou que mais de R$200 milhões serão aplicados para construir novas subestações e também reforçar as redes e linhas de distribuição em toda a região. 

A reportagem do Jornal da Manhã buscou posicionamento junto a companhia de energia, em nota a empresa informa que os pedidos de restabelecimento do fornecimento de energia são atendidos à medida que são registrados nos canais de atendimento da Cemig, como o WhatsApp 31 3506-1160.

Para verificar situações pontuais é necessário informar o número da instalação do cliente na Cemig, no caso de cliente rural, ou endereço completo, com rua e número.

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