Está em andamento a elaboração do plano de segurança para a festa em celebração a Nossa Senhora da Abadia, padroeira de Uberaba. Segundo o presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública (Comseg), Sgt. Weber Januário, ainda nesta semana deve ser feita a análise e demarcação dos pontos de estacionamento, carga e descarga, no entorno da Praça da Abadia, palco dos 15 dias de comemoração.
Ao programa Pingo do J, da Rádio JM, o sargento informou que já está definido o posicionamento da Polícia Militar (PM) durante os dias do evento. “A PM ficará encarregada pela segurança da praça e nas imediações. A GCM (Guarda Civil Municipal) ficará responsável pelo policiamento no entorno: Hospital de Clínicas, Mercado Municipal. Porque, não é somente a praça. A gente também tem que tomar cuidado com aqueles aparelhos que estão próximos, porque os meliantes acabam descendo e indo para outros locais. Mas nós estamos tomando todo o cuidado”, antecipa.
Ainda conforme Weber, deve ser feita nesta semana a análise e o planejamento da sinalização no entorno, para orientação dos motoristas e comerciantes - temporários e fixos - da região, sobre carga e descarga. Também devem ser definidos os locais de estacionamento e embarque e desembarque.
“Muitas vezes, nos outros anos, o pessoal que ia prestar serviço durante a festa parava o caminhão e ficava os 15 dias de festa ali na vaga, atrapalhando. Então, eu até comuniquei ao responsável que nós vamos fazer a limitação para que ele passe para todas essas pessoas que estão alugando os pontos, sobre essa questão de sinalização. Porque todo ano é um transtorno ali em volta da praça. A gente está pedindo para que aquele caminhão que não tem como parar, descarregue e tire o caminhão no lugar devido", afirma.
Outro ponto já definido é a segurança e as regras para os participantes da procissão, carreata e motociata. “Teremos o apoio das forças de segurança para garantir o máximo de segurança possível e não ter transtornos. Nos cruzamentos, nós vamos ter todo esse aparato”, afirma.
A festa será realizada entre 1º e 15 de agosto, com o tema “Nossa Senhora da Abadia, ensina-nos a rezar”. Entre as novidades das comemorações estão a caminhada mariana e a coroação pontifícia, que acontecerá no primeiro dia da festa. A exemplo de 2023, neste ano também não há previsão de ocorrer a cavalgada.