DISPONÍVEL

Plano Safra disponibiliza R$360 bi em crédito para produtores rurais; saiba como se cadastrar

Rafaella Massa
Publicado em 09/07/2023 às 19:27Atualizado em 09/07/2023 às 19:28
Compartilhar
Estimativa é de produção de 598,3 milhões de toneladas, um crescimento de 2,2% sobre a safra 2021/2022 (Foto/Reprodução)

Estimativa é de produção de 598,3 milhões de toneladas, um crescimento de 2,2% sobre a safra 2021/2022 (Foto/Reprodução)

Anunciado na última semana, o Plano Safra 2023/2024 disponibilizará R$ 364,22 bilhões para o financiamento da agricultura e da pecuária no país. Mas, afinal, o que todo esse crédito significa? Descubra com o Jornal da Manhã o que é o Plano Safra e como solicitar. 

O Plano Safra é composto por uma variedade de opções de crédito, com taxas de juros subsidiadas, incentivos fiscais, programas de apoio à agricultura familiar, assistência técnica e extensão rural, seguro da produção, garantia de preços e medidas de comercialização. 

Cada grupo de produtores, ou seja, os pequenos, médios e grandes, recebe diferentes volumes de recursos e taxas de juros de financiamento, levando sempre em consideração o tamanho da sua produção. O objetivo principal do programa é priorizar os pequenos e médios produtores, que geralmente enfrentam mais dificuldades para obter acesso ao crédito. Para atingir a meta, o programa é dividido em categorias específicas que variam de acordo com o tipo de atividade realizada pelo produtor rural, a sua renda anual e o tamanho da sua propriedade.  

Em entrevista à Rádio JM, o secretário de Agronegócio, Agnaldo Silva, explicou que o primeiro passo é solicitar o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), junto à Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG). O acesso ao Plano Safra se dá por meio de linhas de crédito rural em programas específicos, com prazos e juros determinados no MCR (Manual de Crédito Rural). 

Para conseguir o crédito, você deve buscar uma instituição financeira autorizada pelo Banco Central do Brasil a realizar esse tipo de operação. Nem todos os bancos estão autorizados a fornecer esse crédito, então lembre-se de checar quais podem oferecê-lo. 

A Sagri em Uberaba, além de prestar suporte para os pedidos, também tem se colocado à disposição para o empréstimo de equipamentos durante o período da safra. No ententanto, Agnaldo pede que os produtores façam os pedidos o mais cedo possível, para que a pasta consiga atender toda a demanda.  

“Nossos equipamentos, que chamamos de frota dos tratores, está organizada. A gente está realmente prestando um serviço excelente. Agora é a entressafra, então quando chegar na safra, não pode chegar todo mundo querendo, que a gente não tem condição de atender. Não é porque não quer atender, é por causa do volume de trabalho que é muito grande, mas se todo mundo se organizar dá para fazer com que o impacto seja menor”, explica o secretário Agnaldo Silva. 

A pasta também trabalha em um levantamento de todos os produtores da região.  

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por