Hospital Hélio Angotti, em Uberaba (Foto/Divulgação)
Após denúncias de hospitais sobre o atraso do repasse municipal para custeio de operações e infraestrutura, a Prefeitura de Uberaba afirma que os prestadores da rede já foram pagos. Entretanto, unidades de saúde relatam que ainda têm pendências financeiras a serem quitadas.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que, na segunda quinzena de janeiro, assim que aberta a dotação orçamentária, foram pagos os valores mensais aos prestadores de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o presidente do Hospital Beneficência Portuguesa, Antônio Hueb, o pagamento foi realizado somente de forma parcial. O setor de diálise, por exemplo, ainda não recebeu. Ele ainda reforça que o repasse teria que ter acontecido na primeira semana de janeiro. “Estamos solicitando informações diariamente, mas ainda nada. Somente promessas”, desabafa.
O Hospital Oncológico Hélio Angotti relatou que os repasses da produção do mês oriundos do SUS foram creditados no último dia 9 para a SMS e repassado ao hospital no dia 23. Mas, em resposta aos questionamentos do Jornal da Manhã, ainda há R$ 1 milhão pendente em serviços executados para o Município.
A Secretaria de Saúde diz que “não mede esforços para apurar e solucionar toda e qualquer solicitação dos prestadores. Lembrando que é necessário seguir todos os trâmites necessários para dar legalidade a toda e qualquer despesa”. Em nota, também afirma que todos os valores mensais foram pagos aos prestadores de serviço do SUS.
Ainda no dia 13 de janeiro, o Hospital Beneficência Portuguesa relatou que não havia recebido repasse de R$255 mil da Prefeitura Municipal de Uberaba, referente ao pagamento do mês de janeiro. À época, o presidente da instituição, Antônio Hueb, afirmou que todos os pagamentos da instituição estão atrasados e para o pagamento do 13° salário, no mês de dezembro, tiveram que solicitar empréstimo bancário.
Dias depois, outro hospital da rede também estava com dificuldades para receber a verba da PMU. Assim como o Hospital Beneficência Portuguesa, a instituição não recebeu repasse que deveria ser encaminhado pela Prefeitura de Uberaba este mês. Profissionais ainda relatam que não receberam a segunda parcela do 13º salário, que deveria ser pago até o dia 20 de dezembro do ano passado.