Delegacia de Polícia Civil em Uberaba (Foto/Arquivo)
A meta de conclusão de procedimentos da Polícia Civil (PC) foi atingida em novembro. Segundo o delegado regional, Felipe Colombari, até 2022 Uberaba ocupava o 5º lugar entre os 27 departamentos mais produtivos de Minas Gerais.
Segundo Colombari, a Polícia Civil atua em um regime de prioridade, de maneira que as demandas são atendidas conforme a ocorrência de novos crimes e a gravidade da ocorrência. “A polícia é praticamente prioridade mesmo. Se hoje acontece um crime grave, para tudo que está fazendo para dar atenção àquilo, porque causou uma repercussão. É contemporâneo, a sociedade precisa de uma resposta rápida”, explica o delegado.
Ainda conforme o delegado, existe uma força-tarefa por parte das equipes da polícia para tentar abaixar o acervo cartorário, principalmente o número de inquérito policial. “É uma luta diária constante. Alguns conseguem cumprir as metas e baixar outros não conseguem. Então, um delegado, por exemplo, de furtos e roubos, se aconteceu um roubo de grande repercussão com vários autores, às vezes ele para não produz os 20, 30 inquéritos por mês que ele produziria de relatório, por conta daquele caso mais grave que ocorreu. Então, naquele determinado mês, ele não cumpriu a meta”, analisa Felipe Colombari.
Conforme o delegado, a regional de Uberaba atingiu a meta do ano no mês de novembro. “Então o que vier agora, é uma sobra e a gente vê isso com grande alegria, sinal de que as equipes têm trabalhado, têm produzido. O estado é ranqueado, a Polícia Civil, nas proposições de metas dos compromissos que a gente tem junto à chefia. E Uberaba, no ano passado, ocupava a 5ª posição entre os 27 departamentos que existem. Então, eu acho que é um número bom ficar ali, pelo menos entre 50% mais produtivo”, finaliza.